3. Saúde
  4. Teste do Pezinho: conheça as unidades de saúde que realizam o exame em Santarém
Teste do Pezinho: conheça as unidades de saúde que realizam o exame em Santarém Autor: Ted Horowitz/Getty Images

Teste do Pezinho: conheça as unidades de saúde que realizam o exame em Santarém

Katrine Bentes
O exame visa detectar doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos de forma eficaz, permitindo o tratamento precoce e adequado, quando necessário.

Nesta quinta-feira, 06, é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma data que destaca a relevância da Triagem Neonatal Biológica (TNB) na detecção precoce de doenças em recém-nascidos. Realizado entre o 3º e o 5º dia de vida, esse exame é fundamental para garantir a saúde dos bebês, permitindo o início imediato do tratamento adequado, quando necessário.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza este exame gratuitamente em 35 unidades de saúde do município, com planos de expansão para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em breve.

Unidades que realizam o Teste do Pezinho em Santarém

UBS Esperança

UBS Prainha/Santíssimo

UBS São José

O fluxo de atendimentos geralmente ocorre pela manhã, com cada unidade designando um dia específico da semana para a realização do teste, que é feito por demanda espontânea. Para obter informações sobre os dias e horários específicos, entre em contato com uma das unidades de saúde mencionadas anteriormente.

A coleta do exame envolve uma amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido, que é enviada ao Laboratório Central do Pará (Lacen-PA) para análise, com os resultados disponíveis em cerca de 12 dias.

O Teste do Pezinho pode identificar doenças genéticas e metabólicas, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.

Quando são detectadas alterações nos exames, os casos são encaminhados para tratamento, contribuindo significativamente para minimizar o risco de complicações para o bebê. Portanto, realizar o exame nos primeiros dias de vida é essencial. Isso não apenas permite a detecção precoce de problemas de saúde, mas também possibilita o início imediato do tratamento adequado, assegurando um futuro mais saudável para os recém-nascidos.

Bruna do Carmo, enfermeira e Referência Técnica em Saúde da Criança e do Adolescente, destaca a importância do projeto de ampliação.

"A ampliação para coleta do teste do pezinho nas Unidades Básicas de Saúde é fundamental, pois agiliza e desburocratiza o atendimento. As mães poderão levar seus bebês no tempo oportuno e sem necessidade de grandes deslocamentos, utilizando a UBS mais próxima de suas casas".