1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Setembro Amarelo: CEREST promove ações em empresas e órgãos públicos da região
Setembro Amarelo: CEREST promove ações em empresas e órgãos públicos da região Autor: Desconhecido

Setembro Amarelo: CEREST promove ações em empresas e órgãos públicos da região

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
Programação levou palestras e capacitações a empresas e órgãos públicos, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental dos trabalhadores.

Durante o mês de setembro, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Regional Baixo Amazonas, gerenciado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolveu uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

As atividades reforçaram a importância de promover espaços de diálogo e cuidado com a saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras, por meio de palestras educativas em empresas e órgãos públicos. Foram abordados temas como a prevenção ao suicídio, os impactos do assédio no ambiente de trabalho e os transtornos mentais relacionados ao trabalho.

A coordenadora do CEREST, Heloísa Helena Soares Colares de Carvalho, destacou a relevância das ações realizadas.

As atividades buscaram sensibilizar gestores, trabalhadores e a comunidade em geral sobre a necessidade de identificar sinais de sofrimento psíquico, combater práticas de violência laboral e incentivar o acolhimento e a busca por ajuda”, ressaltou.

À frente da programação estivera, o médico do Trabalho, Alan Torres, enfermeira Lilian Lopes, psicólogos Kleber Santana e Larissa Sousa, técnico em segurança do Trabalho, Irian Gonzaga, e assistente Social, Francilane Gadelha, que conduziram diversas palestras.

Nós buscamos destacar que cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho é também uma forma de prevenção de adoecimentos e de promoção da qualidade de vida. Essas ações, além de proporcionar conhecimento as pessoas, vêm em defesa de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e humanos, mas também com intenção de fazer com que todos aprendam a valorizar mais a própria vida”, explicou o psicólogo Kleber Santana.

Ações realizadas

A programação contou com a participação de profissionais da psicologia, enfermagem, serviço social, medicina do trabalho e técnicos em segurança do trabalho, levando conhecimento a diferentes setores produtivos da região.

As ações mobilizaram centenas de trabalhadores e reforçaram o papel do CEREST Baixo Amazonas na promoção da saúde e na valorização da vida no âmbito laboral.

O cuidado com a saúde mental também é prioridade em Santarém, assim como em todo o Brasil. Sabemos que se trata de uma realidade preocupante, que exige atenção constante. Por isso, o município tem buscado fortalecer cada vez mais os serviços já existentes e ampliar o atendimento para as Unidades Básicas de Saúde, garantindo que a população tenha acesso a esse cuidado”, afirmou a secretária-adjunta de Saúde, Irlaine Figueira.

 

Confira mais imagens:

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.