A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta sexta-feira (24), no Complexo de Esporte e Lazer do Parque da Cidade, uma grande ação para marcar o encerramento da campanha Outubro Verde, mês dedicado à prevenção e combate à sífilis e à sífilis congênita.

A atividade foi promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e ocorreu das 17h30 às 21h. Durante a ação, foram realizados 80 atendimentos e 360 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. A equipe também distribuiu 1.440 preservativos masculinos, 150 femininos, 200 géis lubrificantes e materiais educativos.
A campanha, iniciada no dia 1º de outubro com uma cerimônia na UBS da Área Verde, buscou sensibilizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância da informação, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis.
A coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, destacou o engajamento da população nas atividades do mês. “As ações programadas ao longo da campanha conseguiram atrair a atenção do público. O número de testes realizados e a busca por informação mostram que estamos no caminho certo na luta contra a sífilis e outras ISTs,” afirmou.

A enfermeira Gleicyane Barroso reforçou que o teste é gratuito e está disponível durante todo o ano. “Todas as unidades básicas de saúde realizam o exame. Nosso objetivo é mostrar à população que, apesar de ser uma Infecção Sexualmente Transmissível, a sífilis é curável. Por isso insistimos: façam o teste e completem o tratamento,” orientou.
A sífilis é uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum, com diferentes fases e sintomas. A forma congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, pode causar sérias complicações, como problemas neurológicos, cegueira e surdez, se não for diagnosticada e tratada a tempo.
Autor:
Leandro Dias