Cumprindo agenda oficial em Santarém neste sábado (25), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reuniu com o prefeito José Maria Tapajós, o vice-prefeito Carlos Martins, o secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, e a secretária adjunta de Saúde do Pará, Heloísa Guimarães. O encontro, realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Santarém, contou ainda com a presença da deputada estadual Maria do Carmo Martins, representando a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e representante da Caixa Econômica Federal. Representando a Câmara Municipal de Santarém, participaram os vereadores Bárbara Matos, Alaércio Cardoso e Alexandre Maduro.


Durante a reunião, foram assinados importantes convênios entre o Governo Federal, o Município de Santarém e o Governo do Estado, voltados ao fortalecimento e à expansão da rede pública de saúde no oeste do Pará.
Entre os documentos assinados estão a autorização para a construção da Policlínica de Santarém, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Liberdade e do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), que atenderá pessoas com deficiência física e intelectual, com oferta de atendimentos multiprofissionais e serviços especializados de alta complexidade.
Para a construção e equipamento da Policlínica de Santarém e outra no município de Monte Alegre, o ministro Alexandre Padilha anunciou um investimento da ordem de R$ 30 milhões. Para a implantação do Centro Especializado em Reabilitação, serão liberados R$ 9 milhões, reforçando a rede de cuidados e reabilitação na região.
“Nosso objetivo com esses investimentos é assegurar acesso facilitado, com agilidade e atendimento de qualidade para as pessoas que precisam de cuidados médicos, além de garantir diagnósticos precoces e tratamentos eficientes. Estamos fortalecendo o SUS na Amazônia, levando mais estrutura e tecnologia para onde o povo precisa”, destacou o ministro Alexandre Padilha.
O ministro mencionou ainda o programa “Aqui Tem Especialidade”, do Governo Federal, que busca firmar convênios com hospitais particulares para ampliar o número de atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo maior agilidade e resolutividade aos pacientes.
Durante a fala, Padilha também ressaltou que a política de saúde brasileira terá destaque na COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, evidenciando o papel do Brasil na integração entre saúde, meio ambiente e clima. Segundo o ministro, a Amazônia é referência mundial quando se trata de sustentabilidade e inovação em políticas públicas voltadas à saúde e à preservação da vida.
A secretária adjunta de Saúde do Estado do Pará, Heloísa Guimarães, reforçou a atenção que o governo estadual tem direcionado à área da saúde e enfatizou o papel das parcerias com os municípios.
“O Governo do Estado tem se empenhado em melhorar a assistência em todas as regiões, e a aplicação de novos leitos com o programa ‘Aqui Tem Especialidade’ é uma das apostas para garantir que a população tenha acesso a atendimentos especializados mais próximos de casa”, afirmou.
O prefeito José Maria Tapajós destacou a relevância das parcerias firmadas com os governos Federal e Estadual, essenciais para o avanço das políticas públicas de saúde em Santarém e em toda a região.
“Essas parcerias são fundamentais para atender as necessidades da área da saúde no município e também nas comunidades da região. São obras e projetos que só têm a beneficiar a nossa população, garantindo mais acesso e qualidade nos serviços do SUS”, ressaltou o prefeito.

Representando a comunidade de pessoas com deficiência, Marciley Caldas comemorou o anúncio da construção do CER IV em Santarém, ressaltando a importância da estrutura para milhares de pessoas que dependem de atendimento especializado.
“O CER IV é um marco para a nossa região. Estimamos que existam aproximadamente 90 mil pessoas com deficiência no oeste do Pará, e essa unidade será de grande valia para quem necessita de atenção especializada para viver melhor e com mais dignidade”, destacou.

Outro ponto da pauta foi o financiamento do projeto de medicamentos fitoterápicos, uma iniciativa da Arquidiocese de Santarém, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O projeto busca ampliar o acesso a tratamentos à base de plantas medicinais, valorizando o conhecimento tradicional e a biodiversidade amazônica.
Após a reunião, a comitiva acompanhou as obras de construção do novo CAPS AD de Santarém, localizado no bairro Diamantino, e, em seguida, visitou as dependências do recém-inaugurado Hospital da Unimed, onde o ministro se reuniu com diretores para discutir possíveis convênios que viabilizem atendimentos aos usuários do SUS.
Autor:
Ascom/Semsa