1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. UBS Aparecida e Caranazal reforça vacinação contra Influenza e fortalece o cuidado com hipertensos e diabéticos
UBS Aparecida e Caranazal reforça vacinação contra Influenza e fortalece o cuidado com hipertensos e diabéticos Autor: Divulgação Semsa

UBS Aparecida e Caranazal reforça vacinação contra Influenza e fortalece o cuidado com hipertensos e diabéticos

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
Encontro do Hiperdia reuniu participantes do programa no salão da Igreja de Aparecida para atualização vacinal, triagem medicamentar e orientações sobre prevenção.

O Grupo do Hiperdia das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida e Caranazal participou, na manhã desta quinta-feira (13), de um encontro no salão da Igreja de Aparecida, com destaque especial para a vacinação contra a Influenza, triagem e distribuição de medicamentos.

Criado pelo Ministério da Saúde, o Hiperdia é um programa que integra o cuidado, a vigilância e o tratamento dos usuários com hipertensão e diabetes, garantindo acompanhamento regular, acesso a medicamentos e ações de prevenção.

Além do encontro regular e das orientações aos participantes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está intensificando a campanha de vacinação contra a Influenza, lançada em Santarém no dia 5 de novembro.

A enfermeira Maria Verônica, da UBS Aparecida–Caranazal, destacou a importância de levar os serviços de imunização diretamente aos grupos prioritários.

“Os pacientes do Hiperdia fazem parte do grupo listado como prioritário pelo Ministério da Saúde. Trazer a vacinação para perto deles garante proteção e reduz internações. Nosso compromisso é que todos estejam com suas vacinas em dia.”

A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, ressaltou que a estratégia da Semsa tem sido aproximar ainda mais os serviços de saúde da população, ampliando o acesso e fortalecendo a prevenção.

“Estamos descentralizando a vacinação e chegando onde as pessoas estão — nas comunidades, igrejas, associações e grupos acompanhados pela Atenção Primária. A Influenza pode ser grave, especialmente para quem já tem doenças crônicas, e nossa prioridade é proteger essas pessoas.”

Irlaine reforçou ainda o chamado para que toda a população procure se vacinar.

“Se você faz parte do grupo prioritário, procure a unidade mais próxima e fique atento às ações itinerantes das UBSs.”

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.