A campanha Agosto Dourado, que visa incentivar o aleitamento materno, iniciou nesta terça-feira, 1º de agosto, na Unidade Básica de Saúde do bairro da Floresta. Na ocasião, diversos serviços voltados ao incentivo da amamentação e aos cuidados com os recém-nascidos foram ofertados: consulta médica, de enfermagem e odontológica; atendimento com nutricionista, fisioterapeuta e pediatra; teste do pezinho, do olhinho e encaminhamento para o teste da orelhinha; além da vacinação, palestras e contação de histórias para as crianças.
Prestigiaram a cerimônia de abertura da campanha, a secretária de saúde, Irlaine Figueira; a secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; a Referência Técnica Regional Saúde da Criança da Sespa, Kelly Cristina Fonseca Soares; a nutricionista da Sespa, Rilda Jati; a Referência Técnica em Saúde da Criança da Semsa, Bruna do Carmo; a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Criança, Oldaisa Alves; a Representante do Conselho de Saúde, Daiane França; o vereador Alexandre Maduro; o gerente da UBS Floresta, Sidney José, além dos demais profissionais da unidade e as mães e bebês à espera de atendimentos.
O evento é coordenado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Este ano, a campanha tem como tema Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham. A programação segue até o final do mês de agosto, com ações especiais na Atenção Primária à Saúde (APS), em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, planalto e rios e na média e alta complexidade, no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS).
A amamentação é essencial para o bebê, pois auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico, metabólico e ainda fortalece o vínculo entre mãe e filho. Para as mães, os benefícios são muitos, entre eles: melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos, sendo que nos primeiros seis meses o leite da mãe deve ser o único alimento do bebê.
A titular da Semsa, Irlaine Figueira, destaca a importância da campanha.
"O mês de agosto é um mês de intensificação das ações voltadas à educação em saúde sobre a importância da amamentação e dos cuidados com os bebês. Por isso, nesse mês estaremos com diversas atividades na atenção básica e na média e alta complexidade, promovendo conhecimento sobre a temática e ofertando serviços de qualidade as mamães e aos bebês".
A Milena Pereira trouxe sua bebê de apenas dois meses para receber os atendimentos de saúde.
"Quando soube do evento já marquei na agenda para vir cedinho, além da Lorrana, eu trouxe meus quatro filhos para fazerem os atendimentos. Eu acho que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Todos os meus filhos mamaram pelo menos até um ano de idade. A bebê mama bem, graças a Deus, tô gostando bastante dessa ação pois disponibilizou diversos serviços em um só local. Isso facilita bastante a vida da gente".
Sobre a campanha Agosto Dourado: foi instituída pela Lei n° 13.435 de 12 de julho de 2017, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem o objetivo de apoiar e promover práticas de incentivo ao aleitamento materno e a introdução à alimentação complementar, além de orientar hábitos saudáveis e nutrição adequada. A cor escolhida para representar a campanha está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Em agosto, também, é celebrada a Semana Municipal do Bebê e a Semana Mundial do Aleitamento Materno, uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância. O objetivo é assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 meses, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
Galeria de imagens