3. Saúde
  4. Programa Consultório na Rua, em parceria com o Centro POP Dom Lino Vombommel, realiza ação de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Programa Consultório na Rua, em parceria com o Centro POP Dom Lino Vombommel, realiza ação de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Katrine Bentes
Diversos serviços foram ofertados, como consulta médica, teste rápido de IST's, vacinação, entrega de medicação, escuta psicológica, entre outros.

Com o objetivo de promover qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde, o programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), junto com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua - Centro Pop Dom Lino Vombommel da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) -  realizou uma ação especial nesta sexta-feira, 24. Mais de 50 pessoas foram beneficiadas.

A enfermeira Anna Thayza Alves, da equipe do Consultório na Rua, destaca a importância da ação e do programa.

“Nosso programa é voltado especificamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica que vivem nas ruas. Vamos até onde essa população se encontra, seja em praças, cemitérios ou atrás de escolas. Nos programamos e realizamos diversas ações estratégicas. Hoje, estamos realizando um trabalho diferenciado em parceria com o Centro Pop, que também oferece serviços para essa população. Levamos serviços de saúde para aqueles que têm receio de buscar atendimento em unidades básicas, hospitais ou centros de referência, temendo discriminação. Nosso objetivo é ajudar essas pessoas a terem acesso aos cuidados de saúde que necessitam".

Gabriel Gonçalves, de 25 anos, celebra a ação, pois passou os últimos cinco meses sem acesso a cuidados básicos de saúde.

"Estou em situação de rua há cinco meses. Vim de Terra Santa para cá em busca de oportunidades de emprego, sem sucesso. Neste momento de fragilidade, tenho sido acolhido pela equipe atenciosa do Centro Pop. Hoje, graças a Deus, vou participar dessa ação de saúde. Eu acho esse serviço de saúde muito importante para termos uma regularização da nossa saúde, porque nós que vivemos na rua e ficamos vulneráveis a diversas doenças. Às vezes nos machucamos na rua, então esse serviço é muito importante para nós. E hoje, após um bom tempo, vou verificar como está minha saúde. Espero que esteja tudo bem".

A coordenadora do Centro Pop, Rôniza Santos, ressalta que as parcerias são essenciais para oferecer serviços humanizados que promovam a dignidade das pessoas em vulnerabilidade, incluindo assistência social, cuidados de saúde, educação e capacitação profissional.

"Nós, da gestão do Centro Pop, sempre buscamos parcerias para promover dignidade, cidadania e saúde às pessoas em situação de rua. Oferecemos cursos profissionalizantes, refeições e acesso à assistência social, como retirada de documentação. Hoje, estamos realizando uma ação especial em parceria com a Secretaria de Saúde, com uma equipe que oferece diversos serviços essenciais, como consultas médicas e de enfermagem, atendimento psicológico, testagem rápida, vacinação e uma palestra sobre cuidados básicos de saúde. Essas parcerias com outros órgãos são essenciais para garantirmos um serviço completo e eficaz".

Consultório na Rua

O Consultório na Rua é um programa do Ministério da Saúde que oferece assistência às pessoas em situação de rua, fornecendo atenção à saúde diretamente onde elas estão. Atualmente, são 87 usuários cadastrados no município, sendo 82% do sexo masculino.

A equipe multiprofissional do programa inclui enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, agentes sociais e motoristas, proporcionando um atendimento individualizado e livre de estigmas.

O trabalho da equipe envolve busca ativa, ações de redução de danos (como banho, distribuição de preservativos, troca de roupas e orientação), consultas médicas, odontológicas, exames laboratoriais, testes de HIV/sífilis/hepatites, articulações intersetoriais e escuta psicológica.

Quando há interesse do paciente em retornar ao convívio familiar, a psicóloga e a assistente social mobilizam a família e o paciente por meio de visitas domiciliares, contatos telefônicos e acionamento de diversos serviços da rede, como CAPS AD, CAPS II, Atenção Básica, UPA, hospitais públicos, CTA, CRAS, entre outros.