A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na manhã desta segunda-feira (30) a cerimônia de 18 anos do Centro de Atendimento Social CAS/CAEC, referência no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com mais de 20 mil atendimentos realizados neste ano, a unidade é referência no área de assistência social.
O evento ocorreu na sede do CAS/CAEC, na Avenida Sérgio Henn, reunindo autoridades, entre elas a deputada estadual Maria do Carmo (PT), o vice-prefeito Carlos Martins e vereadores, além de lideranças comunitárias e representantes de instituições parceiras que atuam na rede de assistência social do município, servidores, usuários e parceiros.
A programação contou com ação cidadã, oferecendo serviços de saúde e bem-estar, como vacinação (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde), corte de cabelo, massagem, limpeza de pele e design de sobrancelha. Apresentações culturais do grupo Encanto de Carimbó e do saxofonista Narciso Frazão marcaram a celebração, encerrada com o tradicional corte do bolo.
Atendimentos que fazem a diferença:
De janeiro a maio de 2025, o CAS/CAEC realizou mais de 20 mil atendimentos, incluindo emissão de documentos, orientação social e inclusão digital. Atualmente, a unidade mantém quase 100 mil famílias cadastradas no Cadastro Único em Santarém.
O prefeito Zé Maria Tapajós destacou a importância do CAS/CAEC como pilar das políticas públicas de assistência social no município.
"Tive a honra de acompanhar a implantação deste centro, ainda como vereador, na gestão da então prefeita Maria do Carmo. Hoje, celebrar seus 18 anos é reafirmar o compromisso da gestão municipal com a continuidade e a ampliação das políticas públicas, levando serviços essenciais cada vez mais perto da população que mais precisa".
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, ressaltou o papel estratégico do equipamento na rede socioassistencial.
"O CAS/CAEC concentra serviços fundamentais para garantir cidadania e dignidade, como a gestão do Cadastro Único, emissão de documentos em parceria com a Polícia Civil, atendimento da Caixa Econômica e o trabalho dedicado da nossa equipe de assistentes sociais e cadastradores. É uma porta de entrada para quem busca acesso às políticas públicas," afirmou.
O coordenador do CAS/CAEC, Aldo Luan, enfatizou os avanços e os desafios da unidade.
"Já superamos 20 mil atendimentos, nos primeiros seis meses de 2025, com destaque para o Cadastro Único e o programa Bolsa Família, que seguem como os serviços mais demandados. Nosso maior compromisso é garantir um atendimento humanizado, ágil e acessível, inclusive às populações mais distantes, como ribeirinhos e moradores da zona rural do Planalto," pontuou.
A usuária Maria da Luz, que participou da solenidade, fez questão de expressar sua satisfação com os serviços prestados.
"Me sinto muito feliz em fazer parte dessa comemoração. Sempre que venho aqui, sou bem atendida e saio com a certeza de que estou amparada," declarou.