1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarém 364 anos
  4. Acolher, proteger e transformar: nova sede do CRAS Maracanã reforça o cuidado da Prefeitura de Santarém com as famílias
Acolher, proteger e transformar: nova sede do CRAS Maracanã reforça o cuidado da Prefeitura de Santarém com as famílias Autor: Ronaldo Ferreira - PMS

Acolher, proteger e transformar: nova sede do CRAS Maracanã reforça o cuidado da Prefeitura de Santarém com as famílias

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Unidade vai atender cerca de 4 mil usuários com serviços de proteção social e fortalecimento de vínculos, em espaço moderno e acessível.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), entregou nesta segunda-feira (30), a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social Maracanã, no bairro Nova Vitória. O equipamento vai fortalecer a rede de proteção básica nesta grande área, que inclui os bairros Maracanã, Maracanã 1, Nova Vitória, Elcione Barbalho e Bela Vista do Juá. Participaram da entrega o vice-prefeito Carlos Martins, vereadores, secretários, lideranças comunitárias e moradores.

O investimento foi de R$ 970,5 mil, com recursos viabilizados conforme os padrões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A unidade possui 360 m² de área construída em um terreno de 900 m², com oito salas de atendimento, auditório, cozinha, almoxarifado, banheiros PCD, piso tátil e laje, garantindo acessibilidade e conforto.

A coordenadora do CRAS, Juliana Fialho, reforçou que a obra atende a um antigo anseio da população. “Esse é um sonho construído pela própria comunidade, desde 2017, quando foi solicitado durante uma conferência de assistência social”, relembrou.

A presidente do bairro Maracanã, Durvalina Mota, agradeceu pela obra. “É uma conquista enorme para quem vive aqui. Só nós sabemos o quanto precisávamos desse espaço”, afirmou.

O presidente do bairro Nova Vitória, Carlos Pinto, também destacou a importância da nova sede. “É um presente para a grande área do Maracanã. Aqui, a população será atendida com mais dignidade”, disse.

Representando os usuários, Maria Zilla emocionou a todos ao relatar sua experiência. “O CRAS me ajudou muito, principalmente quando enfrentei a depressão. Hoje sou uma nova pessoa, e esse espaço faz toda diferença na vida de muita gente”, declarou.

Mais de 3 mil famílias referenciadas

Implantado em 2018, o CRAS Maracanã já possui 3.574 famílias referenciadas e oferece serviços como o PAIF, SCFV, atendimento domiciliar a pessoas idosas e com deficiência, além de orientações sobre o BPC e o Bolsa Família. Só em 2024, já foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Durante a solenidade, a secretária Celsa Brito destacou a importância do espaço. “Esse CRAS é uma segunda casa para a comunidade. Aqui se faz acolhimento, oficinas, inclusão e escuta qualificada,” afirmou.

O prefeito Zé Maria Tapajós ressaltou que a obra segue os padrões do MDS e parabenizou a comunidade. “É uma grande conquista para a região. Seguimos investindo para garantir mais dignidade e acesso aos serviços públicos".

Galeria

 

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.