Foi entregue nesta quinta-feira, 3, a quadra coberta da Escola Municipal Osman Bentes, localizada na comunidade Aninduba, no distrito do Arapixuna. Para receber o mais novo equipamento público, uma grande festa foi preparada pelos comunitários.
As atividades na Escola Osman Bentes começaram nos anos 70, mas o prédio escolar, no padrão do MEC, foi inaugurado somente em 2001. Desde então, passou por transições e, atualmente, atende crianças do pré-I ao 9º ano, além do ensino médio, com um quadro de 18 servidores e um total de 160 alunos.
A gestora da escola, Ednara Guimarães, agradeceu pela chegada do novo espaço. “Hoje, o meu sentimento é de gratidão, porque, a partir de agora, os nossos alunos vão poder desfrutar de um espaço como este. Em 2022, quando assumi a gestão da escola, as crianças faziam as atividades debaixo do sol e da chuva. Mas, graças a Deus, no ano passado saiu a ordem de serviço da nossa quadra. Nós soubemos esperar e agora só temos a comemorar”, enfatizou.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração da quadra o prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós; o vice-prefeito, Carlos Martins; a secretária municipal de Educação, Maria José Maia; a deputada estadual Maria do Carmo; o deputado federal Henderson Pinto; os vereadores Alba Leal, Ivanira Figueira, Josiel Colares, Júnior Tapajós e Erasmo Maia; além do assessor do Núcleo de Rios da Semed, Nilton Araújo.
Além da quadra, a escola também foi contemplada com a construção de um depósito, a reforma no telhado do bloco administrativo e a construção de um novo muro — um investimento de R$ 1.860.000,00.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, parabenizou a comunidade e expressou sua felicidade ao inaugurar a nova quadra. “Quero felicitar vocês e dizer da minha alegria, porque aqui, desde o ano passado, funciona o ensino médio. Então, aproveitem e cuidem desse espaço. Temos ainda outras obras como essa para inaugurar em breve”, disse.
O prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, pontuou que as comemorações do aniversário da cidade estão terminando, mas que as inaugurações na área da Educação continuarão. “Esse é um espaço multiuso, que deve ser frequentado tanto pelos alunos da escola quanto pela comunidade. Usufruam dessa quadra, cuidem desse espaço e se divirtam!”, finalizou o gestor.