A paixão pela pesca reuniu 100 competidores de todas as idades no 1º Torneio de Pesca Amadora de Santarém, realizado no sábado (28), em frente à orla da cidade. O evento, que fez parte das celebrações pelos 364 anos da Pérola do Tapajós, superou as expectativas, com forte adesão de pescadores, famílias e amantes da pesca esportiva.
Mais do que uma disputa, o torneio teve como objetivo promover lazer, integração social e divulgar o potencial turístico da região, aliando entretenimento à conscientização sobre a preservação ambiental e a prática da pesca sustentável.
Além da premiação dos vencedores, o evento também teve caráter solidário, arrecadando alimentos destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e da Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), com apoio das secretarias municipais de Cultura (Semc), Turismo (Semtur), Meio Ambiente (Semma), Saúde (Semsa), Mobilidade e Trânsito (SMT), Portos e Transportes Aquaviários (Sempta) e Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Inovação e Tecnologia (Semdec), além de parceiros como Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e diversas empresas e instituições da iniciativa privada.
De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, o número de inscritos superou as expectativas.
“Ficamos muito felizes em realizar esse primeiro torneio. Além de fortalecer os vínculos familiares, o evento reforça a importância da preservação dos nossos recursos naturais. É gratificante ver as famílias santarenas participando com alegria e responsabilidade”, destacou.
O prefeito Zé Maria Tapajós também prestigiou o torneio e ressaltou a importância da iniciativa.
"Com essa competição, fomentamos o turismo e valorizamos uma prática esportiva que já faz parte da tradição local. Conseguimos reunir moradores e visitantes em uma disputa saudável, divertida e consciente. Só temos a agradecer a cada participante que acreditou nesse projeto, que superou todas as nossas expectativas”, afirmou.
O coordenador do Ciprof, Thiago Oliveira, celebrou o êxito do torneio e já projeta novas edições.
"Queremos que esse seja apenas o primeiro de muitos. O envolvimento da comunidade e dos parceiros mostra que estamos no caminho certo”, frisou.
Premiação
Os participantes foram premiados em duas categorias: “Maior Quantidade de Peixes Capturados” e “Maior Pescado”. Os vencedores receberam troféus, medalhas e kits completos de pesca.
O grande campeão, João Cavalcante Dias, que venceu na categoria de maior quantidade de pescado, elogiou o evento.
"Foi sensacional. Além da competição, fizemos novas amizades. A pescaria é isso: você relaxa, se diverte e até esquece dos problemas”, comentou.
Em clima de integração e alegria, o 1º Torneio de Pesca Amadora de Santarém deixou claro que eventos como esse vão além do lazer — são oportunidades para promover consciência ambiental, fortalecer os laços comunitários e valorizar as tradições locais.
Galeria