1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Sairé 2025
  4. Turistas são recebidos com carimbó e símbolos do Sairé no Aeroporto de Santarém
Turistas são recebidos com carimbó e símbolos do Sairé no Aeroporto de Santarém Autor: Katrine Bentes / CCOM

Turistas são recebidos com carimbó e símbolos do Sairé no Aeroporto de Santarém

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
No segundo dia de receptivo da Semtur, passageiros vindos de São Paulo destacaram o acolhimento caloroso e a expectativa para vivenciar a maior manifestação cultural da região.

“Eu cheguei no paraíso.” Foi assim que a passageira Yuvanive Pinheiro, de Carapicuíba (SP), descreveu a recepção que encontrou ao desembarcar no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca nesta terça-feira (16). No segundo dia de receptivo aos turistas, o grupo Bailado de Carimbó deu boas-vindas aos passageiros com música, dança e símbolos do Sairé - manifestação cultural que há mais de três séculos une o sagrado e o profano.

Yuvanive viajou em um pacote turístico com destino especial ao Sairé. Encantada, contou que a experiência começou antes mesmo de chegar à vila de Alter do Chão.

“Eu tô com muita expectativa pra essa festa. Eu vi pela internet que é tudo de bom. Esse é o meu primeiro Sairé, vim num pacote de viagem. Nossa, fiquei encantada até filmei esse receptivo que tá lindo.”

Vinda de Guarulhos (SP), Maria de Lourdes,  também se surpreendeu com a recepção calorosa.

“Aqui é lindo, já dava pra ver da janela do avião. E agora, no desembarque, tivemos essa surpresa maravilhosa do pessoal dançando. Que povo animado! Estou gostando muito.”

O entusiasmo também marcou a fala de Ana Luísa Monteiro de Barros, turista que viajou da capital paulista especialmente para conhecer a festa.

“Estou com super expectativa para o Sairé. Vim conhecer essa realidade, porque eu sou de São Paulo e não conhecia muito da cultura do Pará. Estou bem animada.”

O espaço do aeroporto foi transformado com cores e símbolos do festival: arcos, fitas e réplicas dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa embelezaram o cenário, enquanto o carimbó deu o tom de celebração. Além disso, foram distruibuídos guias turisticos. O receptivo segue até esta quarta-feira (17), às 13h30.

A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), coordenado pelo setor de eventos, sob a responsabilidade de Ilmara Amaral e Fracinelma Cardoso.

O objetivo é oferecer aos turistas uma experiência imersiva já na chegada, destacando as tradições locais e transmitindo o calor humano característico da cidade.

Entre os passageiros que participaram da recepção também estava Helen Santos. A  paulista destacou a curiosidade em viver de perto o Sairé.

“É a primeira vez que venho para essa festa, que eu sabia que era dos botos. Quero muito ver o boto rosa. Estou amando a recepção, muito animada.”

O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, reforçou que a ação fortalece o vínculo dos visitantes com a cultura regional já no primeiro contato.

“Esse receptivo é fundamental, porque a maior parte dos passageiros vem de São Paulo já com o objetivo de vivenciar o Sairé, muitos até com ingressos comprados. Essa interação logo na chegada faz com que os turistas se integrem, entrem na dança e sintam o espírito da festa, que é tão importante para a cultura e o turismo da Amazônia.”

Com o tema “Cecuiara da Tradição”, o Sairé 2025 celebra os saberes ancestrais do povo indígena Borari. A programação acontece de 18 a 22 de setembro, com expectativa de reunir mais de 250 mil pessoas e contar com o apoio de cerca de 800 agentes de segurança e fiscalização. Em 2024, a festividade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pela Lei Federal nº 14.997.

Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do rito tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, houve apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura.

A festa conta ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola e Vivo. Agência oficial: Maná Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.