1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Sairé 2025
  4. Blitz Educativa “Recicla Sairé” mobiliza moradores e turistas para prática do descarte correto
Blitz Educativa “Recicla Sairé” mobiliza moradores e turistas para prática do descarte correto Autor: Caio Lobato

Blitz Educativa “Recicla Sairé” mobiliza moradores e turistas para prática do descarte correto

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Recicla Sairé aconteceu nesta sexta-feira,19, e reforça compromisso ambiental durante o do Sairé

Na sexta-feira, 19, a Blitz Educativa do Recicla Sairé reuniu equipes da Prefeitura de Santarém e parceiros em frente à Escola Municipal Irmã Dorothy, na Rodovia Everaldo Martins, para orientar moradores, turistas e visitantes sobre o descarte correto de resíduos durante o Sairé, uma das festas culturais mais tradicionais da região. A ação faz parte da campanha Recicla Sairé, realizada pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Semma) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com parceria da COOPRESAN, Sebrae e outras secretarias municipais. 

Durante a blitz, foram distribuídos materiais educativos e reforçadas informações sobre o uso dos 50 coletores de materiais recicláveis instalados em pontos estratégicos de Alter do Chão. Decorados nas cores dos botos Cor-de-Rosa e Tucuxi, os coletores foram pensados para incentivar a separação correta do lixo e, ao mesmo tempo, estimular uma competição saudável e amistosa entre os grupos. 

A coordenadora do Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam), Paula Pessoa, reforçou a importância da participação popular. “O objetivo é conscientizar a população que está indo prestigiar a festa para jogar lixo no local certo. E, se você tiver um boto de preferência, jogue esse resíduo no coletor do seu boto. Vamos fazer da nossa vila uma vila mais limpa e do Sairé um Sairé mais sustentável”, destacou.

A mobilização recebeu elogios de quem passou pelo local. O servidor público estadual Luiz Brandão ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “Tudo gira em torno do meio ambiente. Se a gente não cooperar, muito vale a blitz. Parabéns pela iniciativa”, afirmou.

Morador de Alter do Chão, o biólogo Alberto Soares destacou a importância da sensibilização coletiva. “Não tem coisa melhor do que a gente proteger o nosso ambiente. É isso que precisamos: sensibilizar as pessoas para que elas se sintam responsáveis pela prevenção”, disse.

A ação contou também com a participação da Secretaria de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), que levou informações sobre o ordenamento portuário durante o Sairé. No material gráfico distribuído, foram apresentadas orientações sobre os locais adequados para embarque e desembarque de passageiros, além da indicação das áreas destinadas exclusivamente para banhistas, garantindo mais segurança e organização no tráfego aquaviário durante o evento.

Já a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) participou distribuindo a Cartilha do Turista, material que traz dicas e informações sobre atrações, serviços e boas práticas para quem visita Alter do Chão durante o período festivo.

Com o aumento do fluxo de pessoas durante o Sairé, a blitz reforça a necessidade de responsabilidade coletiva para que a festa não gere impactos ambientais negativos. A expectativa é que a campanha Recicla Sairé fortaleça a cultura de preservação na região e estimule mudanças permanentes nos hábitos da população.

Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo e Caixa. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Assessoria Cultural, Borari Produções e Avante Atacadista. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.