O ritual tradicional animou a Praça do Sairé na manhã desta segunda-feira (22), em Alter do Chão, marcando o encerramento da festa. A cerimônia incluiu bênçãos, cortejo, disputa entre homens e mulheres na escalada e derrubada do mastro, além da escolha dos novos juízes da celebração. A vitória na derrubada ficou com as mulheres, e Osvaldo Maduro foi escolhido para substituir Osmar Vieira na condução da festa pelos próximos dois anos. O evento também contou com danças e músicas tradicionais — como Macucauá, Desfeiteira, Quebra-Macaxeira e Cecuiara — e a partilha do tarubá, bebida indígena fermentada.
O Ritual da Derrubada dos Mastros
O dia começou com um café comunitário, seguido das bênçãos aos visitantes e turistas. Em seguida, o capitão conduziu o cortejo em volta dos mastros, envolvendo a corte do Sairé em um momento de devoção e tradição.
Logo após, teve início a escalada dos peconheiros, que sobem os mastros utilizando a peconha, técnica tradicional também usada na colheita do açaí. Adelson Lobato representou a juíza, do time das mulheres, e Luan representou o juiz, do time dos homens, demonstrando habilidade e coragem durante toda a subida.
Durante a escalada, os peconheiros lançaram ao público frutas abençoadas, símbolos de fartura e prosperidade. No topo, retiraram a bandeira e guardaram a garrafa de cachaça, prêmio do peconheiro. O time masculino foi o primeiro a alcançar o topo.
Na sequência, homens e mulheres disputaram quem derrubaria o mastro primeiro, alternando golpes de machado. A vitória ficou com as mulheres, arrancando aplausos do público. Após a derrubada, os mastros foram cuidadosamente guardados no lago dos botos, encerrando simbolicamente a festividade.
O coordenador do Sairé e ex-juiz da festa, Osmar Vieira, explicou a importância dos mastros.
“O rito da Derrubada marca o fim da trajetória dos mastros, considerados a alma do Sairé, pois representam a ligação entre a comunidade e o divino. A celebração, que mistura elementos do catolicismo e da cultura indígena, se organiza em torno dos mastros: começa com a escolha e busca, segue com o levantamento e termina com a derrubada, que encerra a maior manifestação cultural de Santarém.”
Após a derrubada, Osvaldo Maduro foi escolhido como novo juiz, substituindo Osmar Vieira na condução da festa pelos próximos dois anos. A confirmação contou com uma cerimônia em que ele recebeu uma porção de talco na cabeça, símbolo de respeito e identificação do juiz. As bandeiras que estavam no topo dos mastros foram entregues aos novos juízes e juízas.
“A emoção é grande, a responsabilidade é maior. Cada ano a participação do povo aumenta, e buscamos sempre fazer o melhor para que todos prestigiem nossa manifestação cultural e religiosa. O Sairé é fé e partilha; avaliamos cada edição para melhorar sempre a festa.”, declarou Osvaldo Maduro, emocionado.
O prefeito de Santarém, Ze Maria Tapajós, celebrou o sucesso do Sairé e destacou a participação do poder público e da comunidade de Alter do Chão.
“Depois de cinco dias, vivenciei momentos de alegria e trabalho. Cumpri minhas funções como prefeito, mas também acompanhei a festa todas as noites. Hoje, estamos celebrando desde cedo a Derrubada dos Mastros, participando de missas e rituais, pois o Sairé é tradição, fé e cultura. Este ano, demos atenção especial ao lado religioso da festa. Quero agradecer a Deus pelas bênçãos e parabenizar a comunidade pelo empenho na organização do evento.”
O evento também atraiu grande público e celebridades, como o ex-BBB Vinicius Fernandes, que veio a Santarém para celebrar o Sairé pela primeira vez e acompanhar a Derrubada dos Mastros.
“Eu não imaginava que fosse tão bonito estar aqui. Uma coisa é pesquisar, ver fotos; outra é vivenciar o momento. Estou acompanhando a Derrubada dos Mastros a convite da minha grande amiga e rainha do Sairé do Boto do Tucuxi, Valentina Coimbra. Está sendo incrível, uma verdadeira imersão na cultura amazônica e folclórica. Nosso Brasil é tão rico, e muitas vezes nem conhecemos tudo. Mesmo chegando no finalzinho, isso só aumenta minha expectativa de voltar no próximo ano para mostrar a todos essa linda celebração da essência borarí, indígena, folclórica e católica. Sinto-me muito privilegiado e honrado por estar aqui hoje.”
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do rito tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, houve apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura.
A festa conta ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola e Vivo. Agência oficial: Maná Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.