O sábado, 20 de setembro, foi marcado por uma intensa e variada programação musical no Sairé 2025, em Alter do Chão. Os palcos Marambiré, na Praça 7 de Setembro, e Cecuiara, na Praça do Sairé, se transformaram em verdadeiros espaços de celebração da pluralidade cultural, reunindo estilos que foram do rock ao brega, passando pela música eletrônica — e encantando o público local e turistas.
Pela manhã, o destaque foi a apresentação da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho no Palco Cecuiara, que emocionou moradores e visitantes com um repertório especialmente preparado para a ocasião.
À tarde, o Palco Marambiré deu início a uma sequência de apresentações vibrantes, com a DJ Allana abrindo os trabalhos, seguida pelas bandas Caramel Dog e Retrô Rock, o grupo Lobas do Brega, e os cantores Juninho Duart e Siane Brandão.
Para Jon Oak, vocalista da banda de rock Caramel Dog, a participação no evento foi marcante. “Foi uma iniciativa muito boa da organização do Sairé, porque temos um fluxo grande de pessoas que curtem rock”, afirmou.
O guitarrista da banda, Alexandre Freire, destacou a importância de incluir diferentes gêneros musicais na festa. “O Sairé é como se fosse o segundo aniversário de Santarém. É uma festa que reúne todas as tribos, então é mais do que justo que a tribo do rock também esteja presente. Parabéns à organização e esperamos estar aqui novamente no ano que vem”, declarou.
A diversidade musical foi aprovada pelo público. A professora Cláudia Mesquita, de Belém, elogiou a variedade de estilos. “Diversidade é a palavra do momento. É muito bom ver que tem espaço para todos os ritmos. A juventude curte, os mais velhos também, e isso torna o Sairé ainda mais especial”, disse.
Já a médica Thais Mesquita, de Santarém, destacou a valorização de artistas locais. “O Brasil é plural e precisa ter todos os estilos para agradar a todos os públicos. Gosto muito dos ritmos regionais, mas também gosto de rock. É maravilhoso ver bandas locais sendo valorizadas e reconhecidas”, comentou.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com o apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural, Borari Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.