Durante o período de 18 a 22 de setembro, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), realizou um trabalho de orientação com foco na importância do ordenamento portuário no Distrito Balneário de Alter do Chão, em razão da realização do Sairé 2025. A ação contou com a atuação de 17 agentes de fiscalização portuária.
O titular da pasta, João Albuquerque, avaliou como positiva a atuação dos profissionais, destacando que nenhum incidente foi registrado durante o evento.
“Nossa equipe de fiscalização portuária teve um trabalho muito expressivo, não apenas nos dias da Festa do Sairé. Tivemos a preocupação de iniciar as orientações nos dias que antecederam o evento, conversando com pilotos de embarcações e barraqueiros para que colaborassem na manutenção da ordem nas áreas destinadas aos banhistas, bem como nos pontos de embarque e desembarque de passageiros”, ressaltou o secretário.
João Albuquerque destacou ainda que a presença efetiva dos agentes durante os cinco dias do evento foi fundamental para o bom andamento das atividades e a segurança dos frequentadores. Ele enfatizou a importância do trabalho educativo realizado previamente para garantir o objetivo principal: oferecer aos visitantes e turistas praias organizadas e seguras.
Durante a operação, os agentes abordaram 32 banhistas que se encontravam em áreas de risco, além de fiscalizarem 12 jet skis, 15 lanchas, 4 pequenas embarcações e 3 de grandes embarcações. Uma aeronave, que pousou na Ilha do Amor com a documentação regularizada, também foi orientada quanto aos locais adequados para pouso e atracação.
As principais orientações transmitidas incluíram o controle da velocidade nas áreas destinadas ao embarque e desembarque de catraias, além de alertas para que os banhistas evitassem permanecer em zonas reservadas à atracação de embarcações, visando sempre a segurança de todos.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo e Caixa. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Assessoria Cultural, Borari Produções e Avante Atacadista. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.