Na noite de sábado (20), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou uma roda de conversa na Casa Santarém, em Alter do Chão. O encontro reuniu representantes de instituições e empreendedores locais, como Iraide Brabo (SENAR), Hugo Almeida (SETUR Pará), Marcelo Araújo (presidente da ProAlter), Amanda Galvão (Pousada Saimiri), Ísis Mourão (turismóloga), Soraya Amaral (relações comunitárias), Emanuel Júlio Leite (secretário Municipal de Turismo) e Ediane Lavor (planejamento turístico da Semtur).
O debate teve como foco o fortalecimento do turismo de base comunitária, destacando a integração da cultura local às experiências turísticas e o papel da festa do Sairé como vitrine da identidade amazônica. Um dos pontos centrais foi o protagonismo das comunidades ribeirinhas, reconhecidas como agentes essenciais na preservação e na apresentação de tradições, modos de vida e manifestações culturais, oferecendo vivências autênticas aos visitantes.
Segundo Ediane Lavor, do setor de Planejamento da Semtur.
“A roda de conversa mostrou a disposição das comunidades em participar ativamente do turismo. Elas querem visibilidade para demonstrar que sabem receber, podem estruturar suas atividades e compartilhar experiências com os visitantes, sendo protagonistas de suas próprias histórias.”
A Casa Santarém é um espaço gerenciado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo (Semtur) e Cultura (Semc). Durante o Sairé, o local se transforma em um ambiente de valorização da identidade amazônica, reunindo arte, empreendedorismo e saberes tradicionais. Entre os dias 18 e 21 de setembro, das 9h às 22h, a programação inclui exposições, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas voltadas para diferentes públicos, incluindo crianças e jovens.
“Esse diálogo é essencial para alinhar as ações do poder público com as comunidades e os empreendedores. O turismo de base comunitária é uma oportunidade de desenvolvimento sustentável, que valoriza a identidade cultural e gera renda para as famílias.”, destacou o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do rito tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, houve apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura.
A festa conta ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola e Vivo. Agência oficial: Maná Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.