A primeira noite da programação do Sairé 2025, ocorrida nesta quinta-feira (18,) foi marcada pela realização dos tradicionais ritos, que contaram com a participação das personalidades da Festa, sob os olhares atentos do público presente e turistas encantados com as apresentações na Praça do Sairé.
A Ladainha do Rito, o Cortejo ao Redor do Mastro, e o Ritual Beija-Fita, mostraram a beleza das rezas do povo Borari. Os rituais contaram com o acompanhamento dos músicos do Arcos Amazônicos e da Banda Base.
A turista Elisa, veio de Piracicaba, São Paulo, pra passar férias em Alter do Chão.
“Tô achando tudo muito bacana! Estamos adorando Alter do Chão. É um lugar assim, espetacular. A gente chama de paraíso porque praia de rio é tudo de bom, os passeios são ótimos, a gastronomia é demais, a segurança, enfim. Estamos adorando!”.
O turista matogrossense Pablo Rodrigo, disse que não conhecia o Sairé, mas que está gostando de aprender mais sobre a cultura local.
“Gostei muito da estrutura daqui, a vila é aconchegante. Quero experimentar a comida, conhecer mais do festival. Tô nessa expectativa, de conhecer uma cultura nova, diferente da minha”.
Já no Lago dos Botos, as apresentações folclóricas da Formiga Cabeçuda, Dança do Rito, Dança dos Idosos e a Dança da Escola animaram os visitantes.
As apresentações começaram com o coletivo Mestres de Alter, com muita música regional, depois, se apresentou a banda Falamansa, no ritmo do xote; o dj Zek Picoteiro finalizou a ‘noite’ ao som remixado de grandes sucessos da música paraense e nacional.
A programação do Sairé continua nesta sexta-feira, 19, com atrações nos palcos Marambiré, na Praça 7 de Setembro, e Cecuiara, na Praça do Sairé, além dos shows do Xand Avião, banda Kassikó e dj Douglas Batidão, no Lago dos Botos.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, houve o apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural, Borari Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.