1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Sairé 2025
  4. Prefeitura inicia ronda de segurança ostensiva para a manutenção do ordenamento portuário em Alter do Chão
Prefeitura inicia ronda de segurança ostensiva para a manutenção do ordenamento portuário em Alter do Chão Autor: Arquivo Sempta

Prefeitura inicia ronda de segurança ostensiva para a manutenção do ordenamento portuário em Alter do Chão

Tadeu Pinho
Publicado em - Atualizado
17 agentes de fiscalização da Sempta estarão em escalas de 12 horas diária em forma de revezamento para garantir a segurança nas áreas portuária.

Com a abertura da programação, da semana do Sairé 2025, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta) iniciou na manhã desta quinta-feira (18), no Distrito Balneário de Alter do Chão, um trabalho ostensivo de fiscalização, com rodas de segurança nas áreas portuárias, com intuito de garantir o ordenamento portuário durante a Festa do Sairé.

O gestor da pasta, João Albuquerque, informou como será o trabalho dos agentes de fiscalização.

“Estamos com uma equipe de 17 agentes de fiscalização, com um trabalho de 12 horas em forma de revezamento, para garantir a segurança das nossas áreas portuárias de Alter Chão. Iniciamos nesta manhã com nossos agentes com abordagens as embarcações que desconhecem o ordenamento e que estavam em áreas que não podem atracar. Esse trabalho seguirá até o último dia do Sairé, tanto na Ilha do Amor, do lado do Rio Tapajós e Lago Verde, quanto na Praia da Ponta da Gurita, conhecida com Cajueiro e Lago do Jacundá”, destacou.

O chefe da fiscalização, Kennedy Matos, falou sobre a abordagem da equipe aos pilotos das embarcações. “Nossa principal abordagem é orientar os pilotos de embarcações quanto aos locais destinados ao embarque e desembarque de passageiros, a velocidade das embarcações ao fazer a travessia de ida e volta para a Ilha do Amor e a atenção na hora da travessia, isso para manter a seguranças para os banhistas”, frisou.

De acordo com o agente de fiscalização, Jozinei Lopes, as principais abordagens neste primeiro dia de Sairé foram: Embarcações que estavam atracadas em local proibido, colocando em risco a segurança de banhistas; Locação de motonáutica sem Licença Municipal de Uso e Exploração Comercial de Área Portuária (LMEP) e motonáutica atracada próxima a banhistas.

Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com o apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural, Borari Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.