A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), iniciou na manhã desta segunda-feira (15) o serviço de manutenção e realocação das placas de sinalização portuária nas praias do Distrito de Alter do Chão. A ação tem como objetivo manter o ordenamento portuário e garantir a segurança do público que participará da Festa do Sairé, incluindo a tradicional disputa dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa.
O titular da Sempta, João Albuquerque, destacou a importância do reforço na sinalização, especialmente em períodos de grande fluxo de visitantes.
“Com a chegada da Festa do Sairé, Alter do Chão recebe um aumento significativo de turistas, que buscam aproveitar suas belezas naturais, principalmente as praias. Nosso planejamento é voltado para a segurança tanto dos operadores de embarcações quanto dos banhistas que frequentam a Ilha do Amor. Hoje, reforçamos a sinalização portuária que indica as áreas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros, tanto na Orla de Alter quanto na Ilha do Amor, além das áreas exclusivas para banhistas”, explicou.
A chefe do Setor de Planejamento Portuário, Evaneila Pereira, ressaltou que a Sempta realiza monitoramento contínuo das variações do nível do Rio Tapajós para reposicionar as placas conforme a necessidade.
“Esse trabalho é essencial para assegurar que todos — especialmente os visitantes que não conhecem a dinâmica portuária local — tenham segurança ao utilizar os espaços. O correto posicionamento das placas evita acidentes entre embarcações e banhistas”, frisou.
Já o agente de fiscalização portuária, Jozinei Lopes, reforçou que a principal finalidade da sinalização é a prevenção.
“O trabalho de realocação das placas garante não apenas a segurança, mas também a organização do fluxo de embarcações nos pontos de embarque e desembarque, além de assegurar o cumprimento da legislação que regula o ordenamento portuário”, concluiu.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com o apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural, Borari Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.