1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Sairé 2025
  4. Prefeitura de Santarém reforça acessibilidade e inclusão em Alter do Chão durante o Sairé 2025 
Prefeitura de Santarém reforça acessibilidade e inclusão em Alter do Chão durante o Sairé 2025  Autor: Agência Santarém/Arquivo

Prefeitura de Santarém reforça acessibilidade e inclusão em Alter do Chão durante o Sairé 2025 

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Evento se destaca por ampliar suas iniciativas de acessibilidade e inclusão.

A Festa do Sairé 2025, um dos maiores símbolos da cultura santarena, acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, em Alter do Chão, com o tema “Cecuiara da Tradição”. Este ano, além da rica programação cultural e religiosa, o evento se destaca por ampliar suas iniciativas de acessibilidade e inclusão.

Estrutura inclusiva no Lago dos Botos

As Pessoas com Deficiência (PCDs) terão área exclusiva no Lago dos Botos, com capacidade para 130 pessoas, incluindo acompanhantes, garantindo conforto e visibilidade nas apresentações do Festival dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa.

O acesso à arena e ao entorno da Praça do Sairé recebeu melhorias com rampas de acesso e piso tátil, facilitando a sinalização e a mobilidade para todos os visitantes.

Comunicação acessível

O evento também terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Santarém (Instagram e YouTube), com interpretação simultânea em Libras e a presença de uma pessoa surda na coordenação das atividades — uma iniciativa que reforça a representatividade e a inclusão.

“A cultura santarena é para todos, e o Sairé 2025 foi pensado para acolher cada pessoa, sem exceção. A área reservada para PCDs no Lago dos Botos, as rampas, o piso tátil, a interpretação em Libras e a participação de uma pessoa surda na coordenação são parte do nosso padrão de qualidade e respeito. Queremos que cada visitante se sinta pertencente a este patrimônio vivo”, afirma Priscila Castro, secretária municipal de Cultura.

Sabrina Kelly, pessoa com deficiência visual que, pela primeira vez, trabalhará no Sairé como influenciadora, destacou a importância das medidas.

“Estou muito feliz por viver este momento tão único e fantástico, e minhas expectativas para o Sairé são as melhores. Neste ano, o Sairé traz novidades, sendo uma delas um espaço acessível voltado às pessoas com deficiência. É muito legal ver que a organização tem essa preocupação e esse cuidado em criar um espaço em que as pessoas com deficiência possam estar presentes e participar. Que bom ver essa inclusão acontecendo”, concluiu.

Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com o apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural, Borari Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.