A Prefeitura de Santarém, em parceria com o Sebrae, realizou na tarde desta terça-feira (16) o Seminário Pró-Catadores – COP 30, que reuniu representantes da Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan), gestores públicos e especialistas em sustentabilidade para debater políticas públicas e educação ambiental. Durante o evento, foi lançado oficialmente o Projeto Recicla Sairé, iniciativa voltada à coleta seletiva de resíduos durante a temporada do Sairé, com foco na conscientização da população sobre os impactos da destinação incorreta do lixo.
O gerente regional do Sebrae, Paulo Dirceu, destacou a relevância da ação para a geração de oportunidades e para a preservação ambiental. Segundo ele, “esse trabalho não trata apenas do aspecto social ou econômico, mas também do sustentável, contribuindo para dar o destino correto aos resíduos e criando oportunidades de negócios por meio da reciclagem. O Recicla Sairé será fundamental para despertar consciência na população sobre a importância da separação do lixo”.
A presidente da Coopresan, Mayara Frazão, também ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a atuação dos catadores. “É uma grande satisfação poder mostrar o trabalho da cooperativa e valorizar os catadores, que contribuem diretamente para a preservação ambiental. A educação ambiental é o ponto de partida para que esses resíduos não sejam descartados de maneira incorreta e possam retornar ao mercado de forma sustentável”, afirmou.
Já o secretário municipal de Urbanismo e Obras Públicas, Ronan Liberal Júnior, explicou como funcionará a dinâmica do Recicla Sairé. “A Prefeitura, em parceria com a Coopresan, implantará pontos de coleta seletiva em áreas estratégicas de Alter do Chão. Haverá uma disputa simbólica entre os botos, onde vence o que mais arrecadar resíduos, promovendo de forma lúdica a conscientização ambiental. O objetivo é reduzir a poluição, incentivar a logística reversa e mostrar que o resíduo pode ser transformado e reutilizado, evitando a exploração de novos recursos naturais”, destacou.
Com o lançamento do Recicla Sairé, a Prefeitura de Santarém reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a valorização dos catadores e a preservação do meio ambiente, alinhando-se às boas práticas ambientais e aos preparativos para a COP 30.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do rito tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, houve apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. A festa conta ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola e Vivo. Agência oficial: Maná Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.