1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Sairé 2025
  4. HMS e UPA alertam para prudência no trânsito durante o Sairé 2025
HMS e UPA alertam para prudência no trânsito durante o Sairé 2025 Autor: Andria Almeida / CCOM

HMS e UPA alertam para prudência no trânsito durante o Sairé 2025

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
No centro cirúrgico do HMS, foram realizadas 4.509 cirurgias de janeiro a agosto, representando um aumento de 85% em relação ao mesmo período de 2024.

O Sairé, uma das maiores festas culturais da região, será realizado de 18 a 22 de setembro de 2025 na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém. A celebração deve reunir milhares de pessoas em torno da fé, da tradição e da alegria. Neste período, o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) reforça a importância da prudência no trânsito, já que grande parte das cirurgias realizadas na unidade está relacionada a acidentes. De janeiro a agosto deste ano, o HMS contabilizou 4.509 procedimentos cirúrgicos, quase o dobro das 2.437 registradas no mesmo período de 2024 — um aumento de 85%. Para garantir o atendimento durante o período festivo, o HMS e a Unidade de Pronto atendimento (UPA) 24 horas reforçaram os estoques de insumos e medicamentos. 

Somente a UPA já realizou mais de 7 mil atendimentos em 2025, o que reforça sua importância no suporte à rede de saúde.

A secretária  municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, explica que os números refletem diretamente na rede de atendimento. Segundo ela, a responsabilidade no trânsito tem impacto não apenas para quem circula pelas ruas, mas também para o funcionamento do hospital.

“Esses números mostram o quanto a responsabilidade no trânsito faz diferença para a saúde da população e para a capacidade de resposta do HMS”, destacou.

Somente em julho, mês de férias escolares, foram 588 cirurgias, contra 407 em 2024. Já em agosto, foram 604 cirurgias, contra 424 no ano passado. No mesmo período, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também registrou grande atuação: de janeiro a junho, foram 4.399 chamados, sendo 1.145 relacionados a acidentes de trânsito.

Grande parte desses procedimentos está ligada a traumas e fraturas que poderiam ser evitados. Ao comentar sobre a festa, Irlaine Figueira ressaltou que o momento é de celebração, mas também de responsabilidade.

“O Sairé é um orgulho cultural para todos nós, mas para que todos possam aproveitar com tranquilidade, é fundamental que motoristas e motociclistas tenham responsabilidade no trânsito. Atitudes simples salvam vidas e evitam que famílias passem por situações de dor justamente em um período de festa”, completou.

O diretor clínico do HMS, Dr. Vinícius Savino, destacou que, embora a unidade esteja preparada para atender as demandas, a prevenção ainda é a melhor forma de proteger vidas. “É importante que a população compreenda que muitos dos leitos ocupados poderiam estar disponíveis para outros tratamentos, caso acidentes evitáveis não ocorressem”, afirmou.

Já o diretor administrativo do HMS, Alexandre Ribas, chamou atenção para a parte logística do hospital. Ele explicou que a preparação inclui garantir o abastecimento necessário. “Reforçamos o estoque de insumos e medicamentos justamente para assegurar que o hospital esteja preparado para atender a todas as necessidades durante o período de maior movimento”, disse.

Ruan Chagas foi uma das vítimas de acidente de trânsito atendidas no HMS. Ele sofreu fratura exposta na perna após a colisão entre o carro e a moto que pilotava e precisou passar por uma cirurgia de emergência. “Agora estou internado em recuperação e vou passar um bom tempo sem conseguir trabalhar. Isso mudou a minha vida. As pessoas deveriam ter mais cuidado no trânsito. Agradeço muito à equipe do hospital pelo atendimento”, ressaltou.

Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo e Caixa. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Assessoria Cultural, Borari Produções e Avante Atacadista. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.