Começou nesta segunda-feira, 19, o processo de manutenção e ampliação do Viveiro Municipal, localizado no Parque da Cidade, em Santarém. Com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e qualificar a estrutura, a intervenção elevará o número de canteiros para 34, cada um com capacidade para aproximadamente 600 mudas, o que representa um salto de produção para cerca de 20 mil mudas.
Atualmente, o viveiro abriga cerca de 4 mil mudas em diferentes estágios de crescimento. A revitalização também inclui a recuperação do sistema de irrigação aérea e do sombrite - tela de sombreamento, itens fundamentais para garantir a saúde das plantas, especialmente no período de seca e sol forte.
De acordo com Francileno Rego, biólogo e coordenador do Parque da Cidade, a ampliação do viveiro é estratégica para a arborização urbana e o enfrentamento das mudanças climáticas. “A importância do viveiro é justamente fornecer as mudas que a gente precisa pra fazer a arborização da cidade, incentivar os quintais produtivos e também ter um acervo que estimule o plantio de árvores em diferentes ambientes. A ideia é garantir mudas de qualidade, com mais diversidade de espécies e orientar a população sobre onde e como plantar. Tudo isso é essencial nesse momento em que a gente vive uma crise climática”, destacou.
O Viveiro Municipal funciona desde 2015 e foi criado por meio de uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Desde então, tem sido um polo importante para ações de arborização urbana e educação ambiental. O Ideflor, inclusive, é parceiro mais uma vez na atual etapa de manutenção, oferecendo apoio técnico e mão de obra.
Para Weden Mota, gerente regional do Ideflor-Bio, a ampliação vem em boa hora. “Esse viveiro é de 2015. Estamos em 2025, então nada mais justo do que investir aqui mesmo, para ajustar e melhorar a produção de mudas. O viveiro também recebe mudas de outros lugares e serve como ponto de repasse. É um espaço estratégico dentro do Parque da Cidade e tem papel essencial na produção de mudas na área urbana de Santarém”, destacou.
O impacto da ampliação será direto na qualidade da produção e na imagem do espaço. Para Antônio Lira, chefe da divisão do viveiro, a iniciativa é fundamental para garantir o êxito do trabalho. “A gente prepara mudas para a cidade inteira: praças, ruas, escolas e fazemos doações para a população. Com essa ampliação, vamos melhorar a coleta, resolver problemas de erosão nos canteiros e deixar o espaço mais bonito para receber visitantes e parceiros”, disse.
Com cerca de 20 hectares de extensão, o Parque da Cidade é um dos principais espaços de lazer e convivência de Santarém. Além do viveiro, o local conta com pista de corrida e caminhada, malocão para eventos culturais e ampla área verde. O Parque funciona diariamente, das 6h às 21h, e é uma opção acessível para quem busca qualidade de vida em contato com a natureza.