O Comitê de Gestão de Risco de Queimadas e Mudanças Climáticas, criado pela Prefeitura de Santarém, por meio do Decreto nº 1.351/2025, realizou, nesta quarta-feira, 3, a segunda reunião desde sua criação, com foco na construção do Plano de Contingência para Queimadas e Incêndios Florestais. O grupo foi formado para atuar de forma integrada na prevenção e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no município.
Durante o encontro, os membros fizeram a primeira análise conjunta da minuta do documento, que estabelece as atribuições de cada instituição envolvida no enfrentamento e prevenção de queimadas, especialmente no segundo semestre, período mais crítico para ocorrência de focos de incêndio na região.
De acordo com Thainá Cunha, chefe do setor de monitoramento ambiental e integrante do Comitê, o plano tem caráter dinâmico e será constantemente atualizado para garantir maior eficiência. “Essa minuta descreve a função de cada instituição durante o ano, principalmente durante o segundo semestre, que é o período mais propício para focos de queimada. O Comitê entende que esse é um plano vivo, que deve ser elaborado e, sempre que necessário, revisto e retrabalhado para ser usado a longo prazo”, destacou.
Na reunião, foram definidas as próximas etapas para a elaboração do plano, além do estabelecimento de metas que cada instituição deverá cumprir. O grupo também definiu um calendário de reuniões mensais, reforçando o compromisso de manter um acompanhamento contínuo das ações. A próxima reunião já está agendada para o dia 1º de outubro.