A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), instalou duas placas de sinalização em pontos estratégicos de acesso às praias de Alter do Chão (Praia do Cajueiro e final da Rua Pedro Teixeira) para reforçar a proibição da entrada, permanência e circulação de veículos automotores na faixa de areia.
A iniciativa tem como objetivo orientar moradores, visitantes e condutores sobre a legislação municipal vigente, além de fortalecer as ações de ordenamento e proteção ambiental em uma das principais áreas turísticas do município. As placas informam de forma clara que a circulação de carros, motos e outros veículos motorizados na praia é proibida, conforme determina a lei.
De acordo com a fiscalização, o tráfego de veículos na areia representa riscos à segurança das pessoas, especialmente crianças, além de causar danos ao meio ambiente, como compactação do solo, degradação da vegetação e prejuízos à fauna local.
“A instalação dessas placas é uma ação educativa e preventiva. Nosso objetivo principal é informar e conscientizar a população de que a praia não é lugar para veículos automotores. Além de colocar em risco a vida das pessoas, essa prática causa impactos ambientais significativos”, destacou Cláudio Santarém, chefe da fiscalização ambiental.
Leia também:
A Semma esclarece, ainda, que na praia localizada ao final da Rua Pedro Teixeira é autorizado o trânsito de veículos exclusivamente para apoio à colocação e à retirada de embarcações transportadas por carretinhas, cuja gestão é de competência da Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviários (Sempta). Não é permitido o estacionamento prolongado, a permanência irregular de veículos ou o uso da área para quaisquer outras finalidades.
Denúncias de circulação irregular de veículos nas praias podem ser feitas diretamente aos órgãos de fiscalização, pessoalmente ou através do disque denúncia (93) 9209-4670 contribuindo para a proteção do patrimônio natural e turístico do município.
Autor:
Semma/Divulgação