1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Educação ambiental é tema de oficina para barraqueiros que atuarão durante o Carnaval
Educação ambiental é tema de oficina para barraqueiros  que atuarão durante o Carnaval Autor: Ascom Semma

Educação ambiental é tema de oficina para barraqueiros que atuarão durante o Carnaval

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Formação enfatizou gestão de resíduos, redução de descartáveis e preservação do espaço de trabalho para qualificar atuação no Circuito Tapajônico de Carnaval

A oficina de sustentabilidade e gestão de resíduos, realizada nesta terça-feira, 10, como parte do Programa Transforma Santarém, reforçou práticas de educação ambiental e organização do espaço de trabalho para os barraqueiros que atuarão no Circuito Tapajônico de Carnaval.

Oficina ministrada pelo Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
Oficina ministrada por técnicos do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

A palestra, ministrada pelo Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), abordou temas como a destinação correta dos resíduos sólidos, a redução do uso de descartáveis e o cuidado com o espaço público, integrando a sustentabilidade à rotina dos empreendedores que comercializam durante um dos maiores eventos populares do município.

 

Leia também:

O Programa Transforma Santarém começou na segunda-feira, 09, com cerca de 30 participantes, e reúne atividades de qualificação em Manipulação de Alimentos, Direitos do Consumidor, Sustentabilidade, Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo.

A iniciativa da Prefeitura de Santarém, dirigida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento (Semdip), busca fortalecer a qualificação profissional dos barraqueiros, promovendo geração de renda e serviços de qualidade durante o Carnaval.

Capacitação foi momento importante de diálogo.
Capacitação foi momento importante de diálogo.

De acordo com Miguel Barbosa, chefe da Seção de Educação Ambiental do Ciam, o encontro foi um momento importante de diálogo direto com os trabalhadores. “Levamos orientações sobre educação ambiental e descarte correto do lixo, reforçando que cada barraqueiro também pode fazer a sua parte, colaborando com a gestão municipal e cuidando do espaço onde trabalha”, destacou.


Para a vendedora ambulante Francisca Pantoja, que atua há quase 30 anos no ramo, a oficina trouxe aprendizados essenciais. “Essa palestra foi muito importante para nós, principalmente sobre como descartar o lixo corretamente. Isso é bom para os vendedores e também para os clientes, que são fundamentais para o nosso trabalho”, afirmou.


A oficina de sustentabilidade integrou a programação de formação do Transforma Santarém, que busca aliar qualificação profissional, consciência ambiental e fortalecimento da economia local durante os eventos populares da cidade.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.