O bairro da Prainha foi palco, nesta terça-feira, 2, do segundo dia de desfiles da Semana da Pátria em Santarém. A abertura ficou por conta da Banda Marcial Almirante Soares Dutra, que emocionou o público presente e marcou o início da programação que reuniu 19 instituições de ensino da rede municipal, estadual e particular.
Este ano, o tema escolhido foi “Educação Ambiental: por mim, por você, pela vida”, e muitas escolas trouxeram para a avenida personagens da floresta, como o Curupira, mascote oficial da COP 30, reforçando a mensagem de preservação do meio ambiente.
A descentralização dos desfiles tem sido um dos destaques da programação, permitindo que mais famílias participem das comemorações cívicas. Para o prefeito Zé Maria Tapajós, que prestigiou o evento, levar os desfiles para os bairros aproxima a comunidade escolar e facilita o envolvimento das crianças.
“É extremamente importante para nós, enquanto gestão municipal, proporcionar a toda a comunidade de Santarém essa Semana da Pátria, levando-a para dentro dos bairros e comunidades, para que as escolas possam participar o máximo possível. O mais bonito disso tudo é ver a participação da comunidade e dos pais, além das mensagens que são apresentadas durante os desfiles”, comentou.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, também ressaltou a relevância da descentralização e a escolha do tema deste ano. “É muito importante esses desfiles que acontecem no decorrer da Semana da Pátria, para dar a oportunidade de a comunidade participar, ficar mais próxima à sua residência, mais próxima à escola. E esse ano, de forma muito especial, a gente desenvolveu o tema alusivo à preservação do meio ambiente. Um pequeno gesto de preservação garante, com certeza, a perpetuação da vida na terra de uma forma melhor e mais plena”, disse.
O clima de emoção tomou conta das famílias. Vinícius Freire, pai do pequeno Anthony Gael, estudante da Cemei Rutilene Melo Pereira, destacou a boa organização do desfile. “Esse ano foi mais organizado, com certeza. Tinha mais pessoas para organizar a entrada e a saída das escolas e não ficou tumultuado. As escolas estão de parabéns, sempre se empenham para apresentar o melhor das nossas crianças.”
Já Neura da Conceição dos Santos, avó da pequena Emanuelle, estudante da Cemei Prof. Maria Rosete Conceição Sousa, se emocionou ao acompanhar a neta desfilando pela primeira vez. “Foi a primeira vez dela desfilando. Achei lindo, muito lindo. Me emocionei acompanhando ela e os outros coleguinhas”, disse.
Com a presença de muitos pais, avós e crianças, o segundo dia da Semana da Pátria destacou o papel do evento como um espaço de integração entre escola, família e comunidade, valorizando não apenas o civismo, mas também a consciência ambiental.
As seguintes escolas participarão do desfile:
- UMEI Área Verde
- Cemei Prof.ª Maria Rosete Conceição Sousa
- Cemei Prof. Rutilene Melo Pereira
- UMEI Irmã Assis de Araújo
- Centro Educacional Pequeno Anjo
- E.M.E.I.F. Irmã Leodgard
- E.P.E.I.F. Luz do Saber
- E.M.E.I.F. Prof.ª Deuzuíta Freire de Matos
- E.M.E.I.F. Aderbal Tapajós Caetano Corrêa
- Centro Educacional Cebolinha
- E.M.E.I.F. Haroldo Veloso
- E.M.E.I.F. Magalhães Barata
- E.M.E.I.F. Frei Rainerio
- E.M.E.I.F. Maria da Conceição Figueira Cardoso
- E.M.E.F.M. Maria de Lourdes Almeida
- E.M.E.F. Padre Manuel Albuquerque
- E.E.E.F. Gonçalves Dias
- E.M.E.F. César Simões Ramalheiro
- C.E.I.F. Tia Lu
Mais imagens: