1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Parque da Cidade consolida-se como espaço de promoção da ciência e socialização com a realização da 8ª Fecitba
Parque da Cidade consolida-se como espaço de promoção da ciência e socialização com a realização da 8ª Fecitba Autor: Ascom/Semma

Parque da Cidade consolida-se como espaço de promoção da ciência e socialização com a realização da 8ª Fecitba

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais do Baixo Amazonas promoveu o intercâmbio de conhecimento entre escolas e instituições de pesquisa

O Parque da Cidade, administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi palco da 8ª edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba), realizada nos dias 23 e 24 de outubro. Promovida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a feira reuniu estudantes, professores e pesquisadores de toda a região, com o objetivo de fortalecer a cultura científica e incentivar a iniciação à pesquisa nas escolas.

A programação contou com apresentações de projetos nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes. Também integrou a programação a 3ª edição da Fecitba Júnior, voltada para alunos do 1º ao 5º ano da educação básica, além de oficinas e mesas-redondas. 

A coordenadora da feira, professora Nilzilene Gomes, destacou que realizar o evento no Parque da Cidade foi um sonho concretizado. “O Parque da Cidade é o maior espaço público que temos em Santarém e representa muito a nossa região amazônica. Então todas as vezes que eu ia caminhar com a minha família no parque, eu tinha o sonho de realizar a feira aqui. Além disso, é um espaço público onde as pessoas podem ter livre acesso ao conhecimento, isso aproxima a ciência da população e contribui para a popularização do conhecimento”, afirmou.

O coordenador do Parque da Cidade, Francileno Rego, ressaltou a importância do local como espaço de convivência e aprendizado. “Ficamos muito felizes em ver o Parque sendo utilizado para eventos como a Fecitba. É muito gratificante ver o espaço se transformar em um ponto de encontro para jovens cientistas, professores e famílias. O parque é um ambiente de socialização, lazer e também de conhecimento. Quando ele é usado para esses fins, cumpre sua função social”, destacou.

Ao sediar a feira, o Parque da Cidade reafirma seu papel como espaço multifuncional e inclusivo, capaz de abrigar atividades que unem educação, ciência e sustentabilidade.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.