A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou nesta quarta-feira, 3, a colagem de cartazes da campanha “Diga sim à vida e não às queimadas” em prédios públicos de Santarém. A ação, coordenada pelo Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), começou pelo prédio da Prefeitura e pela Câmara de Vereadores e, ao longo da semana, será ampliada para outros órgãos públicos, unidades básicas de saúde (UBS’s), além de linhas de ônibus e escolas.
A campanha foi lançada em 26 de agosto durante evento oficial que contou com a presença do vice-prefeito, autoridades e representantes de órgãos públicos. Desde então, peças publicitárias já estão sendo veiculadas na TV e no rádio, e agora a mobilização avança para as ruas.
Segundo a coordenadora do CIAM, Paula Pessoa, a ação tem gerado grande engajamento da população. “Com os assessores dos vereadores e as pessoas que estão vendo a ação, percebemos que muitos têm pedido cartazes para levar para casa para que os vizinhos vejam e tenham consciência de que queimada é crime. Esse contato direto, essa conversa com a população mostra a identificação das pessoas com a campanha e a importância do tema, além do interesse em aderir à iniciativa e ajudar a disseminar a informação”, destacou.
A campanha busca conscientizar a comunidade sobre os riscos das queimadas, que prejudicam a saúde, ameaçam a biodiversidade e configuram crime ambiental, incentivando práticas seguras e sustentáveis para a preservação do meio ambiente.
As denúncias podem ser feitas à Semma pelo número 93 992094670 ou ao 190 da Polícia Militar, que aciona o Corpo de Bombeiros.