A Prefeitura de Santarém, representada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Agricultura e Pesca (Semap), esteve presente na inauguração da Sala de Situação Meteorológica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na quarta-feira, 3.
O espaço foi equipado com telas que exibem mapas meteorológicos gerados a partir de múltiplas fontes de dados, incluindo observações feitas pela própria universidade, além de dados de satélite em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a NASA, integrando-se ao Observatório Atmosférico da Amazônia, instalado na Fazenda Experimental da UFOPA.
Outras autoridades presentes na inauguração incluíam, o coordenador da Defesa Civil de Santarém, Darlison Maia; o representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), Antônio José Sousa, dentre outros convidados.
Ainda na área da gestão de mudanças climáticas e com foco na prevenção e combate de queimadas, a Prefeitura foi convidada também a participar do projeto internacional CarbonARA-Brazil, cujo objetivo é monitorar o carbono e as queimadas na Amazônia, com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA) e colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros.
A secretária de meio ambiente, Vânia Portela, destacou que esse é um marco significativo para a região, pois irá aumentar a capacidade de resposta frente às mudanças climáticas e eventos críticos como queimadas. Destacou também o compromisso da gestão municipal com a pauta. “A participação da Prefeitura no Projeto CarbonARA-Brazil reafirma nosso compromisso com políticas públicas baseadas em evidências científicas. Seguimos juntos, investindo na ciência como ferramenta de desenvolvimento sustentável e de defesa do nosso bioma”, disse.