1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Praias de Alter do Chão recebem placas que indicam condições próprias para banho
Praias de Alter do Chão recebem placas que indicam condições próprias para banho Autor: Cibele Pixinine / CCOM

Praias de Alter do Chão recebem placas que indicam condições próprias para banho

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Semma instala cinco sinalizações, após estudo de balneabilidade confirmar que locais monitorados apresentam água dentro dos padrões de qualidade

As praias de Alter do Chão agora contam com novas placas que informam à população e aos turistas que as águas estão próprias para banho. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e tem como objetivo garantir mais segurança e transparência sobre a qualidade dos balneários.

Nesta quarta-feira, 17, foram instaladas cinco placas em locais estratégicos: na orla de Alter do Chão, na Praia do Cajueiro e no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A previsão é de que, nas próximas semanas, outras praias da região também recebam a sinalização.

A colocação das placas é resultado do estudo de balneabilidade encomendado pela Semma à empresa Amazon Hidro – Engenharia Ambiental e Análise de Água LTDA. Periodicamente, são analisados 11 pontos, levando em conta parâmetros microbiológicos, como a presença de Escherichia coli e coliformes termotolerantes, além de características físicas e estéticas da água, conforme determina a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000.

O levantamento apontou que todos os pontos monitorados estão dentro dos padrões de qualidade, com classificação variando entre “excelente”, “muito boa” e “satisfatória”. Entre os locais analisados estão as praias de Maracanã, Pajuçara, Ponta de Pedras e diversos pontos em Alter do Chão. 

“Essa sinalização é um passo importante para informar tanto os moradores quanto os turistas sobre a qualidade das nossas águas. Alter do Chão é um destino conhecido mundialmente, e queremos que as pessoas aproveitem nossas praias com segurança e consciência”, enfatizou a secretária de meio ambiente, Vânia Portela. 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.