A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta sexta-feira (24) a distribuição de 100 mudas de plantas aos moradores da comunidade do Cipoal, na zona rural do município. A ação ocorreu na CEMEI Raimunda Maia da Silva e integrou as atividades do Viveiro Municipal do Parque da Cidade, que tem como objetivo incentivar a arborização, a produção familiar e o consumo de frutas entre as famílias santarenas.

Segundo o responsável pelo viveiro, Antônio Lira, a maioria das mudas distribuídas foi de espécies frutíferas. “Aproveitamos o momento para movimentar a questão ambiental aqui na comunidade. Trouxemos do viveiro do Parque da Cidade 100 mudas, a maioria de frutíferas, como cupuaçu, maracujá e graviola. Apenas o ipê-rosa é de sombreamento. Nosso objetivo é incentivar as famílias da colônia a plantar e consumir as próprias frutas”, explicou.

A ação foi bem recebida pelos moradores, que aproveitaram a oportunidade para levar novas espécies para casa.
O aposentado Laércio dos Santos destacou a importância da iniciativa. “É uma coisa diferente e muito importante pra gente que mora no interior. A gente agradece pela doação, porque ajuda muito. Tenho várias árvores em casa, mas ainda não tinha graviola nem esse tipo de cupuaçu, então aproveitei pra levar essas”, contou.

O pedreiro Luiz Gomes, que também participou da atividade, ressaltou o prazer de cultivar novas plantas. “Eu gosto muito de plantar. Acho importante ter essa distribuição gratuita para quem quiser pegar. Lá em casa nós temos muitas plantas, mas quanto mais uma é melhor”, afirmou.
Autor:
Cibele Pixinine/ CCOM