A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou neste sábado, (26) da soltura de quelônios na comunidade Correio do Tapará, localizada na região de várzea do rio Amazonas.
A ação foi realizada pelo projeto Quelônio nas Águas e contou com a parceria da Prefeitura, além de instituições como IBAMA, Sapopema, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), TSA, Lojas Gazin, além do engajamento da comunidade local.
Nesta edição, foram soltos 680 filhotes de quelônios da espécie tracajá, criados em segurança pelo projeto até o momento ideal de retorno ao ambiente natural.O envolvimento dos moradores no projeto tem sido crescente. Segundo o coordenador do projeto, João Mário dos Santos,atualmente cerca de 80% da comunidade está envolvida nas atividades de manejo e há 14 anos trabalham diretamente na preservação das espécies nativas. “O projeto começou há mais de 20 anos de forma voluntária, mas em 2010 ganhou o nome ‘Quelônio nas Águas’. Desde então, organizamos cursos para formar os coletores, moradores da própria comunidade, que se dedicam a proteger os ninhos, transferir os ovos para áreas seguras e cuidar dos filhotes até a soltura. Já devolvemos mais de 12 mil quelônios à natureza ao longo desses anos, e a tendência é crescer ainda mais com o apoio das instituições e da população,” destacou.
A comunidade Correio do Tapará está situada na região de várzea do rio Amazonas e mantém um forte vínculo com o modo de vida ribeirinho, baseado na pesca, agricultura de subsistência e práticas sustentáveis.
A titular da Semma, Vânia Portela, reforçou a importância da iniciativa. “A soltura de quelônios é de fundamental importância para a preservação das espécies que são ameaçadas pela exploração comercial. Essa ação também fortalece o turismo de base comunitária e a educação ambiental”, afirmou.