3. Educação
  4. Semed encerra calendário escolar para as escolas da várzea
Semed encerra calendário escolar para as escolas da várzea Autor: Agência Santarém

Semed encerra calendário escolar para as escolas da várzea

Ronnie Dantas
Por conta das cheias dos rios, o calendário na região é diferenciado.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), finalizou no último dia 30 de abril as atividades referentes ao ano letivo 2022/23 para os alunos das escolas localizadas na região de várzea. Por conta das cheias dos rios Tapajós e Amazonas, o calendário letivo das 33 escolas localizadas nesta área é diferenciado, com as aulas iniciando no dia 18 de julho e encerrando em 30 de abril desse ano, completando assim os 200 dias letivos programados pela Semed.

A região de várzea contempla 33 escolas, sendo 16 escolas polo atendendo mais de 2 mil alunos (2.235) do pré ao 9º ano. O assessor da região de rios da Semed, Nilton Araújo, faz  uma avaliação sobre o ano que finaliza.

"Com muita alegria, nós finalizamos o ano letivo 2022/23, cumprindo, assim, os 200 dias letivos para nossos alunos. Foi um ano atípico, um ano diferente onde iniciamos o calendário um pouco mais cedo, dia 18 de julho, [em anos anteriores, as aulas iniciavam, geralmente, no mês de agosto] diminuindo os sábados letivos, o que deu condições para nossos funcionários, servidores, organizarem melhor suas atividades. Além disso, conseguimos dar oportunidade de pelo menos 10 dias de recesso aos nossos servidores no Natal e ano novo, uma vez que não tinham esse recesso. Agradecemos à secretária de Educação por essa ideia e por nos dar condições de colocar tudo isso em prática”, destacou Nilton.

Em anos anteriores, as aulas na várzea iniciavam no mês de agosto. No ano passado, por conta da vazante, as atividades iniciaram mais cedo o que possibilitou um ano letivo mais leve. Para esse ano de 2023/24, a assessora de ensino da Semed, Jéssica Ninas, informou que as aulas naquela região devem iniciar novamente no mês de julho, a exemplo do ano passado. A data, no entanto, ainda não está definida.

“A previsão de início das aulas é para o mês de julho, mas independente disso, a Secretaria já está se organizando para as formações que devem ocorrer, também, em julho para os professores, gestores e pedagogos da região”, disse.