O mês de fevereiro começou, e com ele chega o início do Ano Letivo. Na manhã desta segunda-feira (2) a comunidade Pajuçara, região do Eixo Forte, recebeu as obras de Reforma e Ampliação e Construção da Quadra Coberta da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré. Uma escola moderna, que agora tem espaços adequados para os estudos e práticas de esportes e lazer.
Fundada há mais de 30 anos, a Escola N. Sra. de Nazaré atende a 286 estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo polo da Escola Municipal Tiradentes, localizada na comunidade Fátima do Urucurituba, que tem uma demanda de 46 alunos. Atualmente, a escola conta com uma equipe formada por 24 servidores (professores, profissionais da educação, agentes de conservação e patrimoniais), sendo 8 efetivos e 16 temporários.

O secretário municipal de Educação, Nilton Araujo, ressaltou a beleza da nova escola e destacou a qualidade da estrutura e do ensino ofertado às crianças da rede.
"Acreditamos que um prédio como esse pode e faz a diferença da vida dos nossos estudantes, além de proporcionar mais segurança aos pais, que, certamente, gostam de saber que seus filhos estão frequentando uma escola como essa. Então todos ganham, nós enquanto governo municipal, as famílias e, principalmente, as crianças. Assim, alcançaremos melhores números do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e daremos aos estudantes a qualidade de ensino que merecem", pontuou.

A Ordem de Serviço da Escola foi assinada pelo prefeito José Maria Tapajós em setembro de 2025, e entregue após quatro meses. O novo prédio escolar recebeu investimentos de R$4.430.862,71 milhões, para a construção de 6 salas de aula, sala de informática, secretaria, diretoria, sala dos professores, sala do pedagogo, sala de AEE, cozinha, depósitos de material de limpeza e de alimentação escolar, refeitório, jogo de banheiros e um ginásio.
Esta foi a 44ª obra entregue pela atual gestão; a primeira de 2026 na área da Educação. Em sua fala, o prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, reiterou o compromisso com uma educação pública inclusiva, humanizada e socialmente comprometida.

"Não se alcança uma educação de qualidade sem o 'tripé': a gestão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com seus profissionais capacitados, a família que faz o acompanhamento com as crianças, e os nossos tão valiosos alunos, aqueles pra quem nós trabalhamos. O nosso desafio é muito grande, mas o nosso objetivo é muito maior: que os nossos estudantes estejam prontos para competir pelo mundo afora, tendo orgulho de dizer que estudaram em escolas públicas e receberam uma boa educação. Temos uma excelente equipe para executar nossos planejamentos de governo e seguiremos avançando ainda mais na educação municipal", concluiu.
Mais imagens




Autor:
Caio Lobato/ CCOM