1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Educação de Santarém é reconhecida nacionalmente com Selo Compromisso com a Alfabetização
Educação de Santarém é reconhecida nacionalmente com Selo Compromisso com a Alfabetização Autor: Desconhecido

Educação de Santarém é reconhecida nacionalmente com Selo Compromisso com a Alfabetização

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Município conquista selo do Governo Federal pelo segundo ano consecutivo, alcançando a categoria Prata em 2025.

A educação do município de Santarém recebeu mais uma importante condecoração em nível nacional. O município foi agraciado com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, um emblema de reconhecimento simbólico concedido às gestões estaduais, municipais e do Distrito Federal que demonstram compromisso efetivo com a garantia do direito à alfabetização de todas as crianças.

O reconhecimento veio após a participação, pelo segundo ano consecutivo, na premiação realizada em regime de colaboração entre a União e as unidades da federação.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização foi lançado pelo Governo Federal em 23 de setembro de 2024, por meio do Decreto nº 12.191, e integra as estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A articuladora do Programa Alfabetiza Pará em Santarém, Patrícia Freitas, explica que, para participar e concorrer ao selo, o município precisou responder a 50 questões. Ela destaca algumas das ações desenvolvidas que foram fundamentais nesse processo.

“Uma delas foi a adesão do município à política nacional de alfabetização, em regime de colaboração no território, que no nosso caso é o Programa Alfabetiza Pará, regido pelo Estado. Também aderimos ao SISPAE (Sistema Paraense de Avaliação Educacional), que se equipara ao SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Tivemos ainda a participação dos estudantes da rede municipal nas avaliações de fluência leitora, superando o percentual do ano anterior; as quatro frentes formativas voltadas a professores, gestores e pedagogos; a recomposição da aprendizagem, que era um dos critérios do selo; e metas relacionadas à redução das desigualdades no atendimento aos diferentes povos. Santarém ainda precisa avançar nesses últimos quesitos, mas, de forma geral, alcançamos 109 pontos, o que nos garantiu o Selo Prata”, comemorou Patrícia.

Selo Ouro

Pelo segundo ano consecutivo, o município recebe o emblema. Em 2024 (com premiação em 2025), Santarém conquistou o Selo Ouro, com pontuação máxima nos critérios de avaliação. Neste ano, com novos critérios e metas, inclusive de abrangência nacional, o município alcançou o Selo Prata, mesmo ainda estando em fase de implementação e desenvolvimento das novas diretrizes.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.