1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura de Santarém abre vagas para turma de Berçário I de tempo integral
Prefeitura de Santarém abre vagas para turma de Berçário I de tempo integral Autor: Agência Santarém/Arquivo

Prefeitura de Santarém abre vagas para turma de Berçário I de tempo integral

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Crianças de 6 a 13 meses poderão ser matriculadas no Cemei Nossa Senhora do Rosário, no Santarenzinho; as matrículas iniciam nesta segunda-feira, 12

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu inscrições para uma turma de Berçário I, de tempo integral destinada a crianças de 6 a 13 meses (1 ano e 1 mês). A turma, com 6 a 8 vagas irá funcionar no Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora do Rosário, localizado no bairro Santarenzinho.

As matrículas serão presenciais. Os pais interessados devem procurar a secretaria do referido Cemei a partir de hoje, 12 de janeiro, portando os seguintes documentos:

  •      Xerox da certidão de nascimento da criança;
  • Cópia do CPF da criança;
  • Número do NIS da criança (caso não tenha, levar o comprovante de agendamento do CRASS);
  • 02 fotos 3x4;
  • Xérox da Carteira de vacinação da criança (a folha de identificação e a do registro das vacinas);
  • Xérox do comprovante de residência, legível;
  • Pasta de plástico, transparente, com elástico;
  • Caso a criança seja oriunda de outra instituição escolar, o responsável deve apresentar Declaração de transferência;
  • Xérox do extrato do Bolsa Família (caso receba);
  • Xérox da Carteira de Identidade e do CPF dos pais ou do responsável legal;
  • Xérox do laudo médico (caso a criança seja portadora de alguma deficiência);

 

A Coordenadora do Cemei, professora Milane Aguiar ressaltou que o Cemei está preparado para esse novo desafio.

"Será um grande desafio como primeiro Cemei a atender o berçário I, mas temos uma estrutura física adequada, com profissionais capacitados e preparados para desenvolver um trabalho humanizado, acolhedor, afetivo, apresentando sempre um olhar cuidadoso por estar sob nossa responsabilidade bebês nessa faixa etária”.

O Centro Municipal de Educação Infantil Cemei Nossa Senhora do Rosário foi inaugurado em dezembro do ano passado com toda estrutura física apropriada para o atendimento nessa faixa etária. No total, o Cemei possui capacidade para receber até 420 alunos entre creche e pré-escola, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Dispõe de estrutura com 14 salas de aula (6 maternais integrais, 4 parciais e 4 pré-escolar).

 

Leia também:

“O Berçário para essa faixa etária é uma novidade da Secretaria Municipal de Educação. Nós não tínhamos na nossa rede de ensino essa oferta para crianças a partir de seis meses. É interessante para aquela mãe que tá terminando o processo de licença maternidade e não tem com quem deixar a criança, ou para uma mãe que necessita trabalhar, enfim, vamos poder acolher com muito amor essas crianças a partir de seis meses no nosso mais novo Cemei”, ressaltou Vânia Quaresma, Assessora de Ensino da Semed.

Aumento de matrículas integrais

Além da turma inédita para o Berçário I, a Secretaria Municipal de Educação por meio do Núcleo Técnico de Educação Infantil também aumentou esse ano o número de matrículas integrais. São 9 novas turmas em 6 Unidades Educacionais do município, o que corresponde a cerca de 180 novas matrículas integrais.

O aumento no número de matrículas integrais atende a uma determinação do Ministério da Educação (MEC), uma vez que o município terminou 2025 com um número abaixo da meta estipulada pelo novo PAR (Plano de Ações Articuladas), um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica e de assistência técnica e financeira do MEC aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, com foco na melhoria da qualidade da educação. 

As unidades com aumento de turmas são: Cemei Nossa Senhora do Rosário (+4), Cemei José Simão dos Reis (+1), Cemei Raimundo Barbosa Pacheco (+1), Cemei Irene Serrão/Curuai (+1), Cemei Francisca Saldanha (+1) e Umei Floresta (+1). De acordo com a Coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil da Semed, Nádia Aguiar, com a construção de novas creches previstas para esse ano o número de matrículas deverá aumentar ainda mais.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.