A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou hoje, terça-feira, 13, a primeira reunião sobre o tradicional Festival de Bandas e Fanfarras, que na edição deste ano passa a se chamar Festival de Bandas de Santarém. A XVI edição do evento será realizada nos dias 08 e 09 de setembro, após a programação da Semana da Pátria.
Durante a reunião, que contou com a presença de 16 escolas municipais e estaduais, algumas mudanças foram definidas: poderão participar do festival todas as instituições, escolas de ensino em geral, públicas ou privadas, que se enquadrem nas categorias técnicas do regulamento: Banda de Percussão e Banda Musical.
Com isso, o evento passa a ser denominado Festival de Bandas de Santarém, uma vez que contará com apenas duas categorias, banda de percussão e banda de música.
Bandas de outros municípios continuarão a participar do festival, após votação na reunião de hoje.
A coordenação será novamente da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Escola de Artes Prof. Emir Hermes Bemerguy, responsável pela aplicação integral do regulamento aprovado hoje e pelo acompanhamento de todas as etapas descritas no cronograma, ficando a cargo de seus membros a análise e a resolução de quaisquer demandas surgidas no decorrer de suas etapas.
"Nós nos antecipamos este ano, estamos praticamente há quatro meses do festival e nesse primeiro encontro discutimos todo o regulamento. Assim as bandas vão ter tempo suficiente para se adequar a todas as mudanças que foram feitas. Em relação a data, a gente ainda permanece com a ideia de fazer 8 e 9 de setembro", informou Monique Marinho, coordenadora da Escola de Artes Emir Bemerguy.
A próxima reunião será realizada no mês de agosto, ocasião em que acontecerá o sorteio da ordem de apresentação. A entrega da documentação às escolas e regentes também será feita em agosto, na secretaria da Escola de Artes, de 8h às 12h.
Nos próximos dias, a coordenação do Festival de Bandas deverá divulgar o regulamento com os respectivos prazos e ficha de inscrição para o evento.