3. Educação
  4. Projetos de iniciação científica de escola do Lago Grande garantem 3º lugar na XIV Mostra de Ciência e Tecnologia realizada em Belém
Projetos de iniciação científica de escola do Lago Grande garantem 3º lugar na XIV Mostra de Ciência e Tecnologia realizada em Belém Autor: Divulgação - Escola Municipal Frei Gilberto Wood

Ronnie Dantas
Evento nacional reuniu 150 projetos finalistas de 18 estados brasileiros.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Frei Gilberto Wood, da Vila Curuai, região do Lago Grande, em Santarém, foi premiada em duas categorias na XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA). O evento realizado de 20 a 24 de novembro no Shopping Metrópole, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, e reuniu estudantes da rede pública do Pará e do Brasil.

A MCTIA contou com exposições de projetos de robótica de estudantes de várias partes do Brasil e de sete municípios paraenses. Mais de 300 alunos finalistas - da educação infantil ao ensino superior - participaram do evento que teve 150 projetos finalistas de 18 estados brasileiros.

Do Pará, 50 estudantes dos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Moju, Monte Alegre, Santarém e Tucuruí participaram do evento, cujo objetivo é proporcionar a iniciação científica e o empreendedorismo, atraindo crianças, jovens, adultos e idosos. Os 150 projetos finalistas foram avaliados por um júri especializado, que definiu primeiro, segundo e terceiro lugares na última sexta-feira (24).

A Escola Municipal Frei Gilberto Wood, do Lago Grande, participou da exposição com três projetos de turmas do 9º ano. Os três concorreram nas categorias de Engenharias e Ciências Biológicas e dois foram premiados. O Projeto “Reciclagem do papel descartado”, apresentado pelos alunos Ana Caroline Vieira e Wudson Campos Rodrigues, do 9º ano, e orientado pela professora Patrícia Silva Coutinho ficou em 3º lugar em Ciências Biológicas.

Já o projeto “Aproveitamento de materiais para criação de um reservatório de coleta de água da chuva para irrigação de horta escolar”, apresentado pelos alunos Hadassa Queren Soares, Joicy Cristiane de Sousa e Edilane Reis, também orientado pela professora Patrícia Silva ficou com o 3º lugar na categoria Engenharias.

Premiação

A Escola Frei Gilberto Wood foi premiada com três bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ), uma para cada projeto, como estímulo à continuação da iniciação científica para os alunos.

A professora Patrícia Coutinho, orientadora dos projetos, também foi premiada com uma bolsa de Apoio Técnico à Extensão no País (ATP-A/CNPq) para continuar orientando um dos projetos premiados.

Patrícia Coutinho destacou a satisfação e felicidade em compartilhar as experiências dos Projetos com colegas de outros lugares do Brasil.

“É gratificante poder levar os conhecimentos adquiridos pelos nossos alunos trabalhados em nossa escola e poder compartilhar esse conhecimento com colegas de outros lugares do Brasil, a premiação é apenas um incentivo a mais para que eles [alunos] continuem na pesquisa, mas o aprendizado é pra vida toda”, frisou.

Etapa municipal

Para participar da etapa nacional ocorrida em Ananindeua, os respectivos projetos passaram pela etapa municipal, A Fecitba (Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas), realizada pela UFOPA. O projeto sobre aproveitamento de materiais para criação de reservatório de coleta de água para irrigação da horta escolar ganhou em 1º lugar e o projeto sobre reciclagem do papel descartado foi 3º lugar.