3. Educação
  4. Prefeitura implanta a primeira escola de música no Residencial Salvação
Prefeitura implanta a primeira escola de música no Residencial Salvação Autor: Agência Santarém

Prefeitura implanta a primeira escola de música no Residencial Salvação

Paulo Ricardo Soares
A escola será direcionada para o público infanto-juvenil na faixa de 08 a 14 anos de idade, ofertando o ensino com instrumentos musicais.

Moradores do Residencial Salvação prestigiaram a implantação da primeira escola de música, que atenderá crianças e adolescentes que moram no bairro. A implantação, realizada em solenidade nessa quarta-feira, 29, foi fruto do planejamento elaborado pela equipe do Trabalho Técnico Social (NTTS) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) que consta no Projeto Técnico Social, com o intuito de desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias do programa Minha Casa, Minha Vida - Residencial Salvação, através de atividades que promovam a inclusão social.

Para o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões, é um projeto que vai ajudar à população.

"É um projeto que foi elaborado graças ao empenho de todos os profissionais que trabalham no Núcleo do Trabalho Técnico Social da Seminfra. Conseguimos por meio de uma licitação, a compra desses instrumentos musicais que servirão para colocar a música na vida de muitos jovens e crianças que querem outras opções de entretenimento. Sem dúvidas, daqui poderão sair os novos músicos santarenos que tem essa arte como profissão", salientou Simões.

A escola ganhou o nome de Salv'arte, uma referência ao Residencial Salvação e à arte da musicalidade na vida das pessoas. Instalado no município há mais de 7 anos, o Residencial Salvação tem oportunidade de ofertar pela primeira vez essa atividade que vai beneficiar principalmente o público escolar.

"Sem dúvidas, é uma escola que vai ser o palco para novos artistas santarenos, como bem disse o secretário Daniel Simões, e além do mais, vai contar com um corpo de profissionais qualificados para ministrar as aulas, pois teremos aqui os maiores nomes da música instrumental de Santarém, que irão proporcionar aulas de qualidades para os jovens e crianças que irão começar na inicialização musical aqui no Salv'arte", disse José Maria Lira, coordenador do NTTS.

Presentes na cerimônia de implantação, além do secretário de Infraestrutura, Daniel Simões e do coordenador do NTTS José Lira, o secretário municipal de Administração, Paulo Jesus, o secretário municipal de Cultura, Adson Wender; o secretário regional do Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, bem como a população em geral que prestigiou a entrega dos instrumentos musicais.

No total, foram entregues mais de 70 instrumentos musicais - sopro e percussão - caixa de som, microfones e camisas que servirão de fardamento para as crianças e adolescentes que serão alunos da escola de música. Para os moradores do Salvação, o projeto veio em boa hora.

"Ultimamente, as crianças aqui do Residencial não tem o que fazer e vão pra rua aprender as coisas erradas. Creio que com a chegada dessa escolinha as coisas vão melhorar pra todos nós, principalmente, para quem é pai e mãe que vai ficar despreocupado porque o filho ou a filha vai estar fazendo algo de bom, que é aprender a música", pontuou Ernesto Pereira dos Santos, morador do Residencial.

O Contrato 361.991-13/2013-M.CIDADES/CAIXA do Programa Minha Casa, Minha Vida - Residencial Salvação avalia ser importante a implantação da Escola de Música, tendo em vista que a música tem o poder de transformação social, cultural e intelectual, quando desperta nos adolescentes, que se encontram em uma comunidade, o interesse musical, para desenvolver habilidades artísticas de grande importância para sua atuação.

As inscrições para os interessados em participar da escola de música Salv'arte estarão abertas a partir desta sexta-feira, 1º, até o dia 05/12, e serão feitas exclusivamente pela internet, em um link disponibilizado no Portal da Prefeitura de Santarém. Os requisitos são:

1 - Ser morador do Residencial Salvação.
2 - Estar devidamente matriculado na rede de ensino escolar.
3 - Ter entre 8 a 14 anos.
4 - Ter alguma aptidão instrumental.

As aulas acontecerão durante dois dias na semana, às quartas e sextas, das 18 às 19h, no complexo da academia da saúde, no Residencial Salvação.