3. Educação
  4. Prefeito anuncia ano da inclusão tecnológica com entrega de computadores para escolas da rede municipal
Prefeito anuncia ano da inclusão tecnológica com entrega de computadores para escolas da rede municipal Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
48 escolas receberão novos computadores equipados com nobreaks.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (23) a entrega de 48 novos computadores, equipados com nobreaks para escolas e Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino.

A solenidade ocorreu no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy. Além do prefeito Nélio Aguiar e da secretária de Educação Maria José Maia, a ação contou, ainda, com a presença do vereador Erasmo Maia, do secretário de Governo Emir Aguiar, do coordenador do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), Jeremias Santos, dos assessores de Rios e Planalto Nilton Araujo e Maria Dircelina Tavares e da coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) Aline Rodrigues Fernandes.

Dos equipamentos adquiridos, 19 foram escolas de rios; 21 para planalto e oito para UMEI's e CEMEI's.

Do total de computadores entregues hoje, 19 foram para escolas da região de rios, 21 para a região de planalto e oito para Unidades e Centros de Educação Infantil (Umeis/Cemeis). Um investimento de R$ 129.200,64 feito realizado pela gestão municipal.

De acordo com o coordenador do NTM, Jeremias Santos, as máquinas são preferencialmente para aquelas escolas que ainda não haviam sido contempladas, tanto na região de rios, planalto e nas unidades infantis.

“Esse é um momento festivo, um grande investimento do nosso prefeito Nélio Aguiar em equipamento, no caso, computadores novos para as escolas da rede pública. São computadores pra utilização de apoio, ou seja, nas secretarias das escolas, eles já vêm configurados com o Windows 10 para que os educandários tenham a facilidade de uso nos trabalhos da secretaria”.

No ano passado, a Prefeitura distribuiu 613 computadores para os 99 laboratórios de informática implantados nas regiões de rios, planalto e cidade. Nos próximos dias, mais 102 computadores serão entregues para outras escolas.

“Com certeza esse equipamento vai facilitar ainda mais o aprendizado dos nossos alunos, haja vista que é uma tecnologia que nós ainda não temos no nosso anexo e a gente só tem a agradecer ao governo municipal por estar cada vez mais nos apoiando no interior”, disse o gestor Alcides Gamboa, da escola Nossa Senhora de Nazaré, comunidade Picãe, anexo da escola municipal Santana, na Vila de Arapixuna.

A coordenadora do CEMEI Maria Rosete, do bairro Jutaí, Grazielle Moita de Aguiar agradeceu pelo recebido do dia e destacou como a máquina vai contribuir nas atividades diárias.

“É maravilhoso porque vai ajudar as professoras nas atividades, vai ajudar a secretaria na questão do censo pra cadastrar as crianças, vai ajudar nas pesquisas dos professores enfim, e a gente agradece em nome do Cemei Maria Rosete ao prefeito, à secretária e a todos os envolvidos nessa entrega”.

“Essa tecnologia no interior vai contribuir com nossos alunos, porque muitas vezes a gente precisa e hoje a Semed está dando um apoio maior para termos essa tecnologia nas comunidades. Temos um projeto com as crianças da escola onde são atendidas 12 alunos/as do 6º ano e agora só falta melhorar a internet", ponderou o diretor Jorge Augusto Siqueira dos Santos, da escola União Santana, de Santana do Ituqui na região de Várzea.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, explicou o critério para escolha das escolas.

“Para nós é uma alegria muito grande entregarmos mais 48 computadores para escolas. A maioria é localizada em locais bem distantes do nosso município, escolas que não têm laboratório. Porém, a partir da aquisição do nosso sistema de gestão e do sistema de protocolo, nós queremos colocar pelo menos um computador nessas comunidades, nas escolas anexo, nas comunidades mais isoladas pra que ela [escola] possa ter acesso às informações da Secretaria de Educação e que a gente possa fazer a inclusão digital desses educandários e assim facilitar a comunicação com a secretaria, principalmente no setor de protocolo”, ressaltou a titular da pasta da Educação.

Secretária Maria José Maia enalteceu o projeto da PMS.

Na oportunidade, 21 escolas também receberam kits contendo jogos educativos entregues por meio de parceria entre a Semed e o Instituto Brasil Solidário, por meio do Programa de Educação Financeira.

"O Instituto realiza várias ações com soluções pedagógicas e aqui na nossa rede eles iniciaram um programa teste de educação financeira, com a seleção de 20 escolas que vão receber, além do kit de jogos pedagógicos, formação para os professores trabalharem a temática e os jogos com seus alunos", explicou a assessora de Ensino da Semed, Jéssica Ninas.

Prefeito Nélio lembra que município avança na informatização.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que esse é um passo importante dado não apenas na educação, mas para o município de Santarém. "Hoje, no Brasil, e agora e no mundo inteiro já se trabalha o conceito de smart city, ou seja, tudo é controlado por meio da tecnologia da informação e comunicação. Estamos tendo a possibilidade de marcar 2023 como o ano da inclusão tecnológica. Na Prefeitura, começamos pela educação, com a implantação do Sistema de Gestão e o Sistema de protocolos e através desses sistemas teremos uma verdadeira educação conectada”, reforça o gestor santareno.