3. Educação
  4. Palestra sobre a importância da saúde mental marca encerramento do 'Setembro Amarelo'
Palestra sobre a importância da saúde mental marca encerramento do 'Setembro Amarelo' Autor: Divulgação Semed

Ronnie Dantas
Ao longo desse mês, diversas ações foram realizadas.

Uma programação realizada nesta sexta-feira, 29, no hall de entrada da Secretaria Municipal de Educação (Semed) marcou o encerramento das atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da saúde mental e da vida.

Ao longo desse mês, a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Finanças (Sefin), Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Educação (Semed), realizou diversas ações educativas, de sensibilização e conscientização sobre a valorização da vida, alertando a comunidade escolar e a população como um todo a respeito dos cuidados com a saúde mental.

A programação de hoje contou com a presença da assessora de Assuntos Educacionais da Semed e articuladora do evento, Gerusa Vidal, das secretárias Maria José Maia da Silva (Educação), Celsa Brito (Trabalho e Assistência Social) e da professora do Centro Educacional Pan-Americano (CEPA), Samantha Siqueira Pantoja, convidada para palestrar sobre A importância da saúde mental. Na plateia, além de funcionários e colaboradores, estiveram presentes alunos da Escola Municipal Mario Fernandes Imbiriba, sob gestão da professora Eliana Lages.

Este ano, o lema da campanha Setembro Amarelo é Se precisar, peça ajuda. O objetivo é incentivar o autocuidado.

"Estar junto nesse encerramento foi muito importante e devemos continuar levando a mensagem deste mês de prevenção Você não está sozinho. No nosso dia a dia, estamos apoiando, ouvindo as pessoas que estão ao nosso redor. Parabéns à Semed pela realização dessa programação tão especial”, enfatizou a titular da Semtras.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva reconhece a dificuldade e delicadeza do tema abordado.

"Falar sobre um tema sensível não é tarefa fácil, mas necessária. Este mês, a Semed realizou nas escolas, por meio do setor Psicossocial, diversas ações como palestras e rodas de conversa alusivas à saúde mental, que culminaram com este evento na sede da Secretaria. É importante falar sobre o assunto, a informação pode levar a pessoa que esteja passando por momentos difíceis e de crise a buscar ajuda. Se informar para aprender e ajudar o outro é uma possível saída para romper com estigmas e preconceitos e lançar luz a essa triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade”, avaliou a professora Maria José.

Após a palestra, uma ação de saúde foi disponibilizada aos servidores com de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e medição do IMC (Índice de Massa Corpórea), tudo de forma gratuita.

Sobre o Setembro Amarelo

Setembro Amarelo - É um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Surgiu no Brasil em 2015, a partir de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Durante todo o mês, são realizadas campanhas e ações com o objetivo de promover o diálogo, esclarecer dúvidas, combater o estigma em relação ao tema e permitir que mais pessoas tenham acesso a informações.

A cor amarela é utilizada como símbolo, representando a vida, a esperança e a atenção aos sinais de sofrimento emocional. O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.