3. Educação
  4. Reformada e ampliada, escola Santa Cruz é entregue pela Prefeitura à comunidade Diamantino
Reformada e ampliada, escola Santa Cruz é entregue pela Prefeitura à comunidade Diamantino Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Essa foi a 14ª obra entregue na área da educação em 2023.

Uma escola que iniciou as atividades educacionais voltada aos princípios religiosos, e que já teve o ensino primário anexo do Colégio Dom Amando, é a mais recente obra reformada, ampliada e entregue pela Prefeitura de Santarém. É a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Cruz, localizada na comunidade Diamantino (km 9 da Rodovia Santarém Curuá-Una PA 370) foi 14ª obra inaugurada pela gestão - a 8ª escola - no ano de 2023.

Fundada no ano de 1961 pelos Irmãos de Santa Cruz, a escola atende 298 alunos nos turnos matutino e vespertino, com modalidades de educação infantil, ensino fundamental I e II. Ela ganhou adaptação de bloco administrativo com sala dos professores, secretaria, diretoria, sala de AEE e sala de informática, ampliação de duas salas de aula em bloco existente, construção de bloco com quatro salas de aula e construção de bloco de serviço com cozinha, depósitos e banheiros. Um investimento de R$ 1.603.766,67.

Emanuel da Silva Figueiredo, presidente da Associação de Moradores da comunidade Diamantino, falou sobre a alegria da comunidade pelo anúncio de outras duas obras. Segundo Emanuel, cerca de 600 famílias residem hoje na comunidade.

“É um momento festivo pela escola e pelo anúncio da nossa creche que ainda vai funcionar em regime de aluguel, mas com certeza, futuramente, vamos ganhar um prédio e da quadra da escola, também anunciada, só temos que agradecer ao prefeito e a todos que colaboraram pra que a gente conseguisse essas benfeitorias pra nossa comunidade”.

O professor Wendel Vasconcelos, gestor da Escola Santa Cruz, lembrou que a entrega do educandário ocorre numa data histórica para a comunidade escolar.

“Nós estamos muito felizes, satisfeitos, com o coração gratificado mesmo de receber essa tão esperada obra, comemorando 62 anos da Escola Santa Cruz e ganhando de presente um novo prédio e, de complemento, vamos ganhar a construção da nossa quadra conforme anúncio do prefeito, que vai unir o útil ao agradável em relação à educação dos nossos alunos”.

Além da quadra coberta, a Prefeitura também implantará uma creche para atender os alunos da educação infantil.

“Um outro projeto, também, aqui da comunidade que está em andamento é a implantação de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Esse é outro pedido dos comunitários e, como já notamos que duas ou três salas já são ocupadas por alunos da educação infantil, temos essa possibilidade de brevemente realizar esse outro sonho para que as nossas crianças sejam melhor atendidas", disse Maria José.

Após mais uma importante entrega, o prefeito Nélio Aguiar afirmou que se sente realizado em possibilitar à população de Santarém uma gestão completa na área da educação.

"Equilíbrio é a palavra. Temos uma gestão equilibrada do ponto de vista fiscal. Foi um trabalho difícil. Hoje estamos colhendo, valorizando o profissional da educação, com salário em dia, cumprindo o PCCR [Plano de Cargos, Carreira e Remuneração], cumprindo as progressões de carreira, pagando o piso nacional do magistério, que apenas cinco municípios do Pará estão pagando. Estamos, também, fazendo os investimentos em mobiliário e transporte escolar, trazendo avanços na alimentação dos nossos alunos. Os ajustes que fizemos lá atrás permitiram que fizéssemos o maior investimento em construção, reforma e ampliação de escolas, creches e quadras cobertas".

Também estiveram presentes o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os vereadores Erasmo Maia, Josafá Gonçalves, Elielton Lira e Gerlande Castro, os secretários Emir Aguiar (Governo), Ronan Liberal Jr. (Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia), Daniel Simões (Infraestrutura), Bruno Costa (Agricultura e Pesca) e João Paiva (Meio Ambiente).

Sobre a Escola Santa Cruz

No ano de 1947, chegaram ao Brasil os irmãos de Santa Cruz, religiosos norte-americanos trabalhavam com o ensino da juventude e pretendiam abrir um educandário no país. Em 1951, os irmãos franciscanos chegam à Pérola do Tapajós. No mesmo ano, iniciam um trabalho de formação para jovens no centro de formação da então Diocese de Santarém na localidade Emaús, onde, em 1961, o irmão Júlio passou a lecionar para uma turma formada por apenas homens, no espaço denominado Juvenato Santa Cruz.

Os Irmãos de Santa Cruz desenvolviam um trabalho educacional com princípios religiosos e, durante, todo esse tempo o primário Santa Cruz funcionou como anexo do Colégio Dom Amando.

Alguns anos depois, os irmãos resolveram passar a continuidade dos estudos para a Prefeitura de Santarém. Essa transição aconteceu no governo do prefeito Ronan Liberal. A partir desse momento, a unidade de ensino passou a ser intitulada de Escola Municipal Santa Cruz.