3. Educação
  4. Após 38 anos de espera, comunidade João Pereira celebra a entrega de sua primeira escola
Após 38 anos de espera, comunidade João Pereira celebra a entrega de sua primeira escola Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Investimento da Prefeitura de Santarém vai beneficiar alunos do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental I

De um barracão com 20 alunos e de uma única turma multisseriada estudando sobre uma grande mesa rodeada por bancos, a uma nova escola, construída e equipada com carteiras modernas e mobiliário novo. Foi assim que, após 38 anos de espera, os moradores da comunidade João Pereira, mais conhecida como JP, na região do Planalto da Rodovia Santarém Curuá-Una (PA 370), festejaram a conquista do prédio da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santo Inácio.

As aulas no antigo barracão agora fazem parte do passado.

A comunidade conta com 115 famílias e 350 moradores e se reuniu na manhã desta terça-feira (04) para recepcionar o prefeito Nélio Aguiar e sua comitiva, composta pela primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o secretário Emir Aguiar (Governo), Bruno Costa (Agricultura e Pesca), Josilene Pinto (Finanças), Irlaine Figueira (Saúde), Jean Murilo (Urbanismo e Serviços Públicos) e o enfermeiro chefe do SAMU, Josiel Colares, além do secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os vereadores Erasmo Maia e Júnior Tapajós, a secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, e o presidente da comunidade JP, Waldinês dos Santos.

A nova escola, que atende a 49 alunos do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental I, conta agora com duas salas de aula, secretaria, cozinha com depósito de materiais de limpeza e quatro banheiros.  Um investimento de R$ 537.508,69.

"Neste momento, com o coração repleto de alegria, destaco a satisfação pela conquista da construção do novo prédio da escola, um local digno e que certamente vai contribuir para melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, observou a gestora Raimunda Pereira da Silva.

A diretora agradeceu ainda a gestão municipal por todo empenho, dedicação e investimentos na área da educação. Segundo ela, trata-se de uma conquista grandiosa e muito significativa para a comunidade uma vez que os alunos estudavam em local inapropriado, o que dificultava o trabalho dos professores e servidores.

Raimunda Pereira, diretora da escola: "Prédio da escola é a concretização de uma luta histórica".

"Estamos felizes pela concretização desse sonho que era uma luta histórica e que hoje se tornou realidade”, concluiu.

Para a secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, trata-se de uma entrega muito especial.

Maria José Maia: "Essa é a construção de um grande sonho dessa comunidade".

"Essa é realmente especial, uma vez que a escola começou a funcionar em um barracão em 1985 e até hoje as crianças estavam nesse mesmo local, insalubre e sem condições físicas e elas [crianças] tanto esperavam por esse dia. Aqui não é reforma, é construção de um grande sonho dessa comunidade, portanto, estamos muito felizes por esses 49 alunos, por esse momento histórico para eles e para a comunidade”, disse a titular da pasta da Educação.

A secretária ainda antecipou que nos próximos dias, o governo deve entregar outras duas novas escolas, também, na região do Planalto da Curuá-Una: as escolas Nova Vitória, na comunidade Bueru, e Nova Esperança, na comunidade de mesmo nome, ambas já concluídas.

O prefeito Nélio Aguiar destacou em sua fala o gesto de gratidão do senhor Pedro Vasconcelos, morador e doador do terreno para a escola. Nélio reiterou a importância de governar, buscando a transformação e agradeceu o doador do terreno pelo gesto.

"É importante governar com esse compromisso, de transformar a vida das pessoas, garantindo melhor qualidade de vida e é por isso que a gente tem priorizado a educação, a educação tem que ser prioridade porque é a base, é o alicerce e por isso faço questão de agradecer esse gesto tão bonito do seu Pedro Vasconcelos, que com sua sensibilidade fez a doação desse terreno possibilitando a construção dessa escola que com certeza vai melhorar significativamente a vida dos alunos. São pessoas com esse sentimento que precisamos ter para um mundo melhor, para uma Santarém melhor. Parabéns, Deus lhe abençoe sempre com muita saúde”, desejou o gestor.

Prefeito Nélio Aguiar destaca as ações realizadas em prol da educação.

Além do prédio escolar, a comunidade, também, ganhou um poço artesiano e energia elétrica.

Os alunos agradeceram ao prefeito, pelo novo prédio escolar, com muitas danças. Os alunos do pré I, pré II e 1º ano apresentaram ‘A linda rosa juvenil’. Já os alunos do 2º e 5º ano dançaram o carimbó. Ainda teve a ‘dança do boto’ apresentada por um casal de alunos da escola polo São Raimundo da Palestina e um histórico rimado da escola feito pela professora Marcelina.

A escola Santo Inácio foi a 15ª obra entregue pela gestão nos primeiros meses desse ano na área da educação. São 10 escolas, três ginásios poliesportivos, 01 quadra coberta e uma Unidade de Educação Infantil (Umei Esperança).

Veja mais fotos da entrega da Escola Santo Inácio