Na manhã desta quinta-feira (02/01), a titular da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) Priscila Castro, acompanhada de equipe, realizaram visitas técnicas nas unidades culturais: Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS), Casa da Cultura João Santos, Centro Cultural João Fona (CCJF), Filarmônica Municipal, Theatro Victória e Anfiteatro. A ação teve como finalidade dialogar com os servidores desses espaços culturais sobre as atividades oferecidas aos usuários, além de analisar a estrutura predial e mobiliária.
O Centro Cultural João Fona (CCJF), caracterizado pelo fomento histórico e artístico, foi o primeiro a receber a visitação nos 11 departamentos: Salão Barão de Santarém, museu arqueológico, gabinete protocolar, antessala do gabinete, setor administrativo, sala de leitura, galeria de exposições transitórias, sala da antiga Câmara Municipal e do Tribunal do Juri.
Em seguida, Anfiteatro e o Theatro Victória que passa por reforma geral. Na sequência, o complexo da Casa da Cultura que conta com auditório tendo a capacidade para 300 pessoas, com 250 poltronas fixas e 50 cadeiras extras, 04 salas, 02 banheiros na área do auditório, além de 02 banheiros nos camarins, cozinha e estúdio.
Leia também:
- Nova gestão municipal inicia trabalho com foco na conclusão de obras e a ampliação na rede de saúde pública
- Prefeito Zé Maria Tapajós realiza visita técnica às obras do Hospital Materno Infantil
- Zé Maria Tapajós recebe a faixa de prefeito de Santarém e dá posse à equipe de governo
A comitiva prosseguiu para o pavilhão da Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho, agregando a Academia de Música que oferta cursos de instrumentos de cordas sinfônicas, sopro e percussão e ainda a Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS). Foram vistas as dependências do salão, salas do administrativo, sala de aula, 02 banheiros e sala de reuniões.
O percurso foi encerrado na Biblioteca Pública Municipal que possui um acervo com aproximadamente 14.300 exemplares, distribuídos em livros históricos, didáticos, científicos, enciclopédias, mapas, literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos, obras paraenses, coleção Amazônica e coleção Santarena. Além disso, oferta internet gratuíta, possui ambiente anexo para atividades lúdico educativas, audiovisuais e telecentro.
_______________
Entre as obras da Biblioteca Pública de Santarém, 760 são exemplares da coleção paraense e 210 da coleção santarena.
_______________
“Neste começo de gestão, após reunião de alinhamento com a equipe efetiva e novos servidores da pasta, iniciei as atividades com uma grande prioridade, a manutenção e preservação dos equipamentos culturais do munícipio. Fui ver as condições da Casa da Cultura, Anfiteatro da Praça Barão de Santarém, Centro Cultural João Fona, sede da Filarmônica e Biblioteca Pública Municipal. Farei um levantamento das necessidades para compartilhar primeiramente com o prefeito Zé Maria Tapajós, em seguida ao Conselho de Cultura e trabalhadores da cultura da nossa cidade para juntos buscarmos parcerias e recursos para a melhorias desses espaços culturais”, detalhou a secretária municipal Priscila Castro.
“Outra prioridade nas próximas semanas será a publicação dos editais do Plano Nacional Aldir Blanc, estou trabalhando com a equipe técnica para que a publicação se dê o mais rápido possível, afinal, os servidores já estão nesta expectativa algum tempo”, concluiu.