1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Sairé 2026: Prefeitura e comunidade definem que festival acontecerá de 17 a 21 de setembro, em Alter do Chão
Sairé 2026: Prefeitura e comunidade definem que festival acontecerá de 17 a 21 de setembro, em Alter do Chão Autor: CCOM

Sairé 2026: Prefeitura e comunidade definem que festival acontecerá de 17 a 21 de setembro, em Alter do Chão

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Consolidar calendário do evento com antecedência garante organização estratégica da festa

A Prefeitura de Santarém definiu oficialmente a data de realização do Festival do Sairé 2026, que acontecerá de 17 a 21 de setembro, na vila de Alter do Chão. A definição ocorreu durante uma reunião de alinhamento entre representantes da Prefeitura Municipal, das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo, além da Organização da Festa, com participação de integrantes do Rito Tradicional, das Agremiações dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi e também representante do Conselho Comunitário da Vila de Alter do Chão.

A reunião teve como objetivo consolidar o calendário do evento com antecedência, garantindo organização estratégica da festa, planejamento das equipes, estrutura e mobilização turística, considerando a dimensão que o Sairé alcançou nos últimos anos.

A secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, destacou que o encontro reafirmou o compromisso coletivo em fortalecer ainda mais o festival e aprimorar o que for necessário para sua expansão.

“Definir a data do Sairé com antecedência é fundamental, principalmente porque permite que a própria comunidade de Alter do Chão se organize com tempo, com tranquilidade e com responsabilidade. A partir disso, a Comissão do Sairé consegue planejar cada etapa do festival com mais estrutura, e os movimentos culturais também conseguem se preparar, montar suas programações e alinhar suas apresentações com antecedência”.

O coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Francisco Vera Paz, reforçou que o momento foi essencial para avaliação, diálogo e fortalecimento da parceria com a comunidade.

“Foi um encontro marcado por um rico momento de diálogo que envolveu uma avaliação do ano passado, considerando pontos a melhorar, considerando também pontos positivos, considerando a grandeza que a festa do Sairé se tornou e essa referência da nossa cidade. A comunidade pôde expor justamente essa visão do crescimento do Sairé juntamente com as suas expectativas. Eu penso que um dos pontos altos da reunião foi também conseguir fechar, em comum acordo com a comunidade, o rito tradicional do Sairé e os botos, a data, a sequência de realização do Sairé para os próximos anos. Isso será em breve divulgado pelos canais de divulgação e comunicação da Prefeitura.”

Além da data de 2026, também foi alinhada uma diretriz importante para o calendário futuro: nos próximos anos, o Sairé deverá ocorrer sempre na terceira semana de setembro, permitindo melhor previsibilidade para a comunidade, para o trade turístico e para os visitantes que planejam viajar para Alter do Chão durante o evento.

Para o secretário de Turismo, Emanuel Júlio Leite, a Prefeitura segue em parceria com a comunidade para realizar um Sairé ainda maior e mais organizado, onde a divulgação da data com antecedência é muito importante. 

"Isso é melhor para a prefeitura, que vai ter tempo de fazer os contatos certos, a comunicação vai atuar, a cultura e o turismo da mesma forma vão ter suas atividades. Todos terão condição de preparar o melhor espetáculo. Além do mais, a gente pensa que 2026 vai ser um evento que vai superar o de 2025, em razão de tudo aquilo que foi apresentado. Vamos ter tempo suficiente para fazer também o melhor e o anúncio antecipado é muito importante, porque ajuda no planejamento de todos".

Sobre o Sairé

O Sairé é uma das maiores expressões culturais da Amazônia e símbolo da identidade de Alter do Chão. A festa reúne o tradicional rito religioso, com manifestações de fé e cultura popular, e o festival dos botos, protagonizado pela disputa entre as agremiações Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa. O evento movimenta intensamente a vila, reunindo moradores, visitantes e turistas, fortalecendo o turismo, a economia criativa e a valorização das tradições locais.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.