Como uma das primeiras atividades oficiais do ano, o prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, juntamente com o vice-prefeito Carlos Martins, e os secretários Sérgio Melo (Seminfra), Everaldo Martins Filho (Saúde), Michel Martins (Planejamento, Gestão, Indústria, Comércio e Tecnologia), e demais membros da equipe de governo, realizou nesta quinta-feira, 02, uma visita técnica às obras do Hospital Materno Infantil (HMI), situado no bairro Santa Clara.
A visita foi agendada ainda na posse da nova gestão municipal, ocorrida ontem, dia 1º. O prefeito reafirmou o compromisso feito durante a campanha eleitoral de 2024 e disse que a saúde é prioridade para esta nova gestão.
"Vamos nos reunir hoje com a equipe técnica da Seminfra para definir o caminho que vamos seguir. O certo é que será prioridade de parte do nosso governo, como também é do governo do estado, que é um dos financiadores desse projeto. Aqui nós temos recursos do governo federal, do governo do estado e, também, do município. Então é prioridade fazer com que esta obra seja concluída para entregar à população. Então não vai faltar da nossa parte, da nossa equipe, empenho para que num curto espaço de tempo, os trabalhos retornem para que possamos entregar o Hospital Materno Infantil em pleno funcionamento à população".
A obra do materno infantil está paralisada desde dezembro de 2024, devido ao destrato feito com a empresa que executava os serviços.
Sérgio Melo, engenheiro civil e secretário municipal de Infraestrutura, informou que o planejamento é para que um novo processo licitatório seja feito o quanto antes para que as obras do HMI possam ser retomadas.
"Nossa missão é essa, estamos começando a estudar sobre este novo processo licitatório para trazer realmente uma empresa adequada para que essa obra possa ser finalizada. Estamos vendo de perto e o que não vai faltar é empenho de nossa equipe para que a gente possa honrar com esse compromisso que não é somente da gestão municipal, é da estadual também".
Uma equipe técnica irá fazer uma avaliação e um levantamento para iniciar a reprogramação da obra, onde serão ajustados os valores, uma vez que diversos componentes já se encontram com o valor defasado desde a ultima reprogramação, realizada em 2023.
Hospital Materno Infantil
A obra do Materno Infantil teve inicio no ano de 2013, até o presente momento 66% da está executada. Projetado em uma área de 7.400 m², a unidade terá em sua estrutura 128 leitos.
Quando for entregue à população, serão realizados mais de 600 partos por mês, atendendo Santarém e mais 19 municípios da região. Serão vários setores que cuidarão de mamães e de seus bebês, com atendimentos em obstetrícia; parto; puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim o agravamento dos casos e a mortalidade materno infantil na região.