Fazendo parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus, os estudantes da Escola Estadual Frei Ambrósio participaram de oficinas de cerâmica e música realizadas nas dependências do Centro Cultura João Fona (CCJF), nesta quinta-feira, 16.
As curadoras, Ana leal (artesã ceramista) e Franciely Sá (artesã ceramista e arqueóloga), levaram os estudantes para visitação ao museu, que funciona no interior do CCJF.
"Eles conheceram as peças, principalmente o vaso cariátide que é um tipo de cerâmica muito especial e uma das peças da cerâmica da cultura santarena. Foram produzidas pelos nossos antepassados, os índios Tapajó. Em seguida realizamos a oficina da produção em argila [barro] de pequenos cariátides, são peças que fazem parte do vaso cariátide. E ficamos felizes pelo convite de fortalecer o conhecimento aos estudantes e preservar a nossa história”, disse Leal.
A professora de História, Elane Matos, destaca a importância em resgatar a parte histórica, envolver os estudantes por conta do novo ensino médio.
"Queremos resgatá-los para o protagonismo da história. O que a gente sempre aborda na sala de aula para eles não ficarem apenas na sala de aula, a cultura vai além, eu tenho certeza que vão sair diferentes dessa ação".
Os estudantes também participaram ontem, quarta-feira, 15, da oficina de música e apresentação do coral Cantemos Juntos da Vila de Alter do Chão. A atividade educativa foi realizada sob a responsabilidade da maestrina Madalena Lara.
“Foi uma grande dinâmica, na inclusão de exercícios de aquecimento vocal, de entonação e afinação, técnicas de respiração. Além das técnicas de respiração, prática de repertório e feedback do instrutor. Tivemos excelência nas participações dos estudantes”, explicou Lara
No final da tarde, o público prestigiou o coral Cantemos Juntos, sob a regência de Dario Gómez, com a apresentação de músicas internacionais, nacionais e clássicas.
Para o secretário municipal de cultura Adson Tertulino, a Semana Nacional de Museus promove o diálogo e reflexão ao tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
"E o governo municipal realiza a vivência nas dependências do Centro Cultural, que é rota do turismo internacional, dos nacionais e locais. A nossa equipe na Chefia de Seção de Renato Sussuarana, apta ao atendimento, ultrapassa o direcionamento dos usuários a contemplação a acervo. Ele torna um espaço que cativa o público, pelo dinamismo educativo no entendimento do passado, presente e futuro da sociedade em geral deste equipamento cultural e o acervo que nele existe”, destacou.
Participaram das oficinas estudantes do 1º, 2º e 9º ano, distribuídos nos períodos, manhã e tarde.
Visita de indígenas - A Chefe da unidade Casai Rio Tapajós, Meire Lanza, relata sobre a vinda dos indígenas da Aldeia Mundurukania, município de Jacareacanga, na tarde de quarta-feira, 15.
"Eles vem a tratamento de saúde e passam de um a três meses. Por conta da distância em relação aos familiares, longe da aldeia, a estratégia é voltada as atividades de bem-estar: passeios no Parque da Cidade, orla e viemos ao Centro Cultural por conta da Semana Nacional de Museus. Quando os trouxemos onde ficam as cerâmicas, sentiram-se familiarizados, conversaram sobre as peças de cerâmica, algo bem próximo da realidade da aldeia deles", lembrou.
Programação de encerramento
17/05/2024 – 14h
Atividade
Roda de conversa: Obra Tupaiulândia como referência histórica /Autor: Paulo Rodrigues dos Santos.
Curador: Newton Magno de Amorim
Convidados: Cristovam Sena, escritor, editor, secretária de educação; Prof. Ednaldo Rodrigues, poeta; Renato Sussuarana, poeta; Prof. Francisco Edson, poeta; Francisco Vera Paz, escritor.
Público-alvo: E.E.E.F.M. Frei Ambrósio e E.E.E.M. Rodrigues dos Santos.