3. Cultura
  4. Prefeitura de Santarém realiza consulta pública para implantação do edital da Lei Paulo Gustavo
Prefeitura de Santarém realiza consulta pública para implantação do edital da Lei Paulo Gustavo   Autor: Agência Santarém

GAMA SG
A Lei dispõe sobre apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), promoveu uma reunião com os representantes do segmento, nessa terça-feira (28), sobre a construção do edital  da Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022 (Lei Paulo Gustavo), que dispõe sobre apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural impactados, diretamente, pelas medidas de restrição impostas pela Covid-19. O evento ocorreu na Casa de Cultura.

O titular da pasta, Luiz Alberto Pixica, comentou sobre a reunião. "Tivemos uma grande oitiva com os fazedores e fazedoras de cultura. A nossa reunião foi muito proveitosa, ficamos muito felizes em poder ter esse contato direto para discutirmos como iremos planejar os editais da Lei Paulo Gustavo. Durante a reunião, tivemos a presença de mais de 100 pessoas. Durante a reunião, foi escolhida uma comissão para que a gente possa planejar um seminário, que foi solicitado pelos fazedores de cultura, para dar instruções sobre como fazer um projeto e explicar pontos da lei, além de organizar as próximas oitivas".

Na próximo dia 05, a secretaria de Cultura (Semc) vai reunir com a nova comissão composta por cinco pessoas, representando os segmentos culturais, escolhidas pelos fazedores, para planejar o seminário que deverá ocorrer no dia 11 de abril. As oitivas deverão ocorrer nos dias 13, 14 e 15 de abril.

Para que possam receber os recursos, os municípios precisam estruturar os Conselhos Municipais de Cultura, o Fundo Municipal e também o Plano Municipal de Cultura, além de realizar oitiva com a sociedade civil (obrigatória), sendo que seus resultados devem ser observados nos editais de seleção para distribuição dos recursos. Esse ano, a Lei Paulo Gustavo deverá direcionar R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19.

“O Poder Público está dando um grande passo a partir do momento que ele para e reúne com os fazedores e fazedoras de cultura de Santarém. Nós temos um recurso significativo que vai chegar por meio da Lei Paulo Gustavo e, posteriormente, o recurso da Lei Aldir Blanc, então, esse diálogo é necessário para que o município possa planejar a melhor forma a distribuição desses recursos, bem como preparar a sociedade, os fazedores de cultura, para que possam alcançar esses recursos através de projetos”, destacou a fazedora de Cultura, Cristina Caetano.

Gabriel Franque, 23 anos, que veio representando o segmento de religiões de matrizes africanas, destacou a importância da assembleia para resolver a carência de informações sobre os editais e as formas de arrecadação dos recursos.

"Essa reunião é muito importante para podermos saber como vamos caminhar daqui adiante, para a construção de um edital mais democrático e de acordo com nossa realidade. O momento nos oferece a oportunidade de refletir sobre a cultura santarena e apresentar soluções para os problemas".

Todas as informações sobre a Lei Paulo Gustavo, tabela de repasses, orientações para os gestores de cultura e acesso a grupos estaduais no whatsapp estão no site: https://linktr.ee/leipaulogustavo.